Esta semana começa a semeadura do trigo na Argentina em um contexto de altas expectativas pelas recentes estimativas da Bolsa de Valores de Rosário (BCR) que indicam um aumento na área alocada e o aumento do investimento tecnológico. Por sua vez, as previsões prevêem um clima benéfico em toda a campanha.
Nesse contexto, é fundamental considerar alguns aspectos que impactam os resultados. com dados do INTA os pesquisadores asseguram que uma seleção correta da variedade e sua data de semeadura, somada a uma fertilização adequada, contribuem para uma estratégia adequada que ajude a melhorar os resultados da safra e antecipar os dos seguintes.
Para Jorge Fraschina – pesquisador do INTA Marcos Juárez, Córdoba -, “o trigo é a opção de inverno mais difundida na agricultura devido aos seus inúmeros benefícios”. E assegurou: “No momento de decidir sua semeadura há alguns aspectos a considerar que podem modificar o resultado da safra e dos seguintes”.
Embora reconhecendo que alguns não estão sob o controle direto do produtor ou consultor, como a ocorrência de chuvas ou altas e baixas temperaturas em momentos críticos para a definição de ambas as culturas, há outros aspectos sobre os quais você pode exercer controle e que vale a pena vale a pena considerar.
A este respeito, Fraschina sublinhou a necessidade de “considerar a expectativa de desempenho de acordo com o ambiente de produção”, para o qual ele disse que é importante para escolher um variedade de trigo e plantio na data correta para cada caso, bem como discutir o qualidade do trigo que você quer produzir.
Por sua vez, ele se referiu ao problema generalizado que se refere à necessidade de corrigir a deficiência de nutrientes, principalmente nitrogênio, fósforo e enxofre. N
Ele também destacou a importância de adaptar a estratégia de fertilização à expectativa de produtividade, de acordo com a qualidade do meio ambiente. “A idéia de qualidade ambiental para a seqüência trigo-soja considera necessariamente vários aspectos agronômicos, como a combinação solo-clima de uma região, os anos de rotação, a disponibilidade de nutrientes no sistema, a presença de napa, entre outros”.
De qualquer forma, Fraschina considerou “relevante” analisar a disponibilidade de água armazenada no solo no momento da plantação do trigo.
Os pesquisadores enfatizam a importância de adaptar a estratégia de fertilização à expectativa de rendimento, de acordo com a qualidade do meio ambiente.
” Ele é importante para conhecer o comportamento esperado de variedades contra as principais doenças de cada região , ” disse o técnico Marcos Juarez, que não é um detalhe menor, considerando a susceptibilidade observadas em cultivares lançadas contra doenças difíceis de controlar como ‘fusariosis de la espiga’ e ‘ferrugem preta ou do caule’.
Além disso, ele lembrou a estreita relação entre a data de semeadura da cultura da soja e sua expressão de rendimento: “Devemos reconhecer a importância da ocupação do lote pelo trigo e o resultado da seqüência trigo-soja”.
Fonte: Adaptado de INTA Argentina