A evolução das lavouras segue adequada, e 55% estão no final do ciclo vegetativo, especialmente em alongamento do pseudocaule e em desenvolvimento das bainhas foliares, que sustentarão a espiga; 30% estão em floração; e 15% em enchimento de grãos. O estado geral das plantas nessas diferentes fases está satisfatório, compatível com o desejável no ciclo da cultura.

A permanência de elevado teor de umidade no solo, decorrente das chuvas frequentes, tem dificultado o manejo fitossanitário, principalmente a aplicação de fungicidas preventivos. Apesar das dificuldades operacionais, a sanidade da cultura está apropriada na maior parte das regiões.

O potencial produtivo segue promissor em razão do bom estande de plantas e das temperaturas amenas, que favorecem o ciclo da cultura. No entanto, os triticultores reforçaram o monitoramento das fases reprodutivas, dado o risco de incidência de doenças fúngicas, que podem comprometer tanto a produtividade quanto a qualidade industrial dos grãos. A área cultivada no Estado está projetada pela Emater/RS-Ascar em 1.198.276 hectares, e a estimativa de produtividade em 2.997 kg/ha.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Fronteira Oeste, as chuvas consecutivas limitaram o acesso às lavouras e as aplicações de fungicidas, comprometendo a proteção preventiva contra giberela. Em Itaqui, os cultivos em áreas planas sofreram estresse pelo excesso de umidade. Em Itacurubi, os cultivos semeados em maio estão em fase de enchimento de grãos e se recuperam adequadamente dos danos iniciais causados pelas chuvas torrenciais no início do desenvolvimento. Na Campanha, não foi possível realizar aplicações de fertilizantes nitrogenados e herbicidas. Entre 10% e 20% das lavouras estão em floração; o restante permanece em desenvolvimento vegetativo.

Na de Caxias do Sul, as lavouras mais precoces encontram-se em elongação do colmo e emborrachamento; as áreas implantadas no final de julho seguem em perfilhamento. O desenvolvimento está vigoroso, favorecido pelas condições climáticas, mantendo a expectativa de rendimento.

Na de Erechim, 50% dos cultivos estão em estágio vegetativo e 50% entre emborrachamento e floração. Os produtores realizam aplicações preventivas contra doenças, e a expectativa de produtividade está elevada.

Na de Ijuí, cerca de 50% das lavouras estão em emborrachamento e 10% em floração, com quantidade intermediária de espiguetas. Os produtores efetuaram aplicações de fungicidas para proteção fitossanitária e evitaram o uso de herbicidas nessa fase. A cultura
apresenta bom desenvolvimento em função do clima favorável.

Na de Pelotas, 47% das áreas estão em estágio vegetativo, 42% em floração e 11% em enchimento de grãos. O excesso de chuvas deixou os solos encharcados e dificultou as aplicações de fungicidas preventivos, especialmente nas lavouras em floração. Apesar disso, a expectativa de produção está positiva.

Na de Santa Rosa, 42% das áreas estão em desenvolvimento vegetativo, 45% em floração e 13% em enchimento de grãos. As condições climáticas têm favorecido o desenvolvimento, e a cultura apresenta adequado potencial produtivo. Não há registro significativo de doenças, mas são realizadas aplicações preventivas de fungicidas nas fases de emborrachamento e floração, visando ao controle de giberela e de manchas foliares. As
lavouras destinadas ao pastejo e à produção de silagem apresentam desempenho satisfatório, consolidando o uso do trigo também como alternativa forrageira.

Na de Soledade, 20% dos cultivos estão em perfilhamento, 65% em elongação do colmo e 15% em espigamento/floração. Apesar da umidade beneficiar a ocorrência de doenças, o estado fitossanitário geral está satisfatório.

Comercialização (saca de 60 quilos)

O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, cresceu 0,31% quando comparado à semana anterior, passando de R$ 69,86 para R$ 70,08.

Fonte: Emater/RS



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.