Visando não só a maior sustentabilidade, mas também o aumento da produtividade do trigo, o uso de bioestimulantes ou substâncias com efeito regulador do crescimento vegetal é cada vez mais comum e utilizado e conjunto as demais práticas culturais. Embora os reguladores de crescimento sejam frequentemente associados a redução do porte de plantas de trigo, alguns bioestimulantes que atuam na regulação do crescimento podem estimular a produção de variáveis fisiológicas da planta que impactam diretamente a produtividade do trigo.

Uma dessas variáveis é o número de perfilhos por planta. O efeito do uso do bioestimulante Stimulate® (Ax+GA+CK), composto por 0,005% de ácido indol butírico (IBA), 0,005% de Ácido Giberélico e 0,009% de Cinetina, sobre a sobrevivência e o número de perfilhos por planta foi analisado por Fioreze & Rodrigues para duas cultivares de trigo (IAC 370 e IAC 375).

Normalmente, o início do perfilhamento na cultura do trigo é observado quando atingidos os estádios V2 e V3. Com base nos resultados obtidos, Fioreze & Rodrigues (2012) destacam que a aplicação do bioestimulantes no início do perfilhamento do trigo resultou no aumento na porcentagem de perfilhos férteis (Figura 1). Entretanto, este efeito foi verificado apenas para perfilhos emitidos nos primeiros dias após a aplicação do produto, com efeito residual reduzido.

Figura 1. Porcentagem de perfilhos férteis (viáveis) durante a fase de perfilhamento em função da aplicação de regulador vegetal (Ax+GA+CK).

Adaptado: Fioreze & Rodrigues (2012)

Embora o balanço entre auxinas e citocininas possa ser determinante para emissão de perfilhos, tendo efeito direto sobre a definição dos componentes da produção de grãos, a alteração no balanço hormonal das plantas pela aplicação do bioestimulante exerceu pouco efeito sobre a emissão de perfilhos no período em que a emissão de perfilhos é maior (figura 2). Logo, o efeito benéfico da aplicação do bioestimulante sobre o aumento do número de perfilhos por planta se restringe aos perfilhos emitidos nos primeiros dias após a aplicação do produto.



Figura 2. Número de perfilhos por planta durante a fase de perfilhamento de dois cultivares de trigo.

Fonte: Fioreze & Rodrigues (2012)

Ainda que apresente pouco efeito residual sobre a emissão de perfilhos, com base nos resultados obtidos por Fioreze & Rodrigues (2012), pode-se dizer que o uso do bioestimulante em trigo pode contribuir para o aumento do número de perfilhos por planta.


Veja mais: Uso de Regulador de Crescimento na Cultura do Trigo


Referências:

FIOREZE, S. L.; RODRIGUES, J. D. PERFILHAMENTO DO TRIGO EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE REGULADOR VEGETAL. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, V. 7, 2012. Disponível em: < https://grupos.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1097512/mod_resource/content/0/Perfilhamento%20do%20trigo%20em%20fun%C3%A7%C3%A3o%20da%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20de%20regulador%20vegetal.pdf#:~:text=A%20inicia%C3%A7%C3%A3o%20dos%20primeiros%20prim%C3%B3rdios,2005 >, acesso em: 10/06/2022.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.