A boa produtividade aliada a sustentabilidade do sistema produtivo torna uma lavoura rentável. Entretanto, além dos cuidados necessários na implantação e condução de uma lavoura, as práticas realizadas após a colheita são essenciais e de suma importância pra maximizar a lucratividade de um cultivo, especificamente se tratando da venda da produção. Sendo assim, alguns aspectos devem ser levados em consideração para a otimização dos lucros.

De maneira geral, o preço das commodities agrícolas são regulados pela oferta e procura, de forma que o preço é elevado se houver alta demanda para determinado produto e pouca oferta, assim como o preço pago pela mesma commodity pode ser baixo se houver baixa demanda e alta oferta (Instituto Agro). Sendo assim, é notório que o preço das commodities oscilam de acordo com a demanda e oferta do mercado.



Entretanto, existem estratégias que possibilitam ao produtor rural a minimização dos riscos decorrentes da oscilação dos preços, podendo aumentar a lucratividade da lavoura sem que haja maiores custos. Dentre as estratégias, se destacam a venda futura ou “mercado futuro”.

As vendas futuras basicamente consistem em vendas antecipadas por meio de contratos, ou seja, o comprador e o vendedor assinam um contrato de intenção de compra e venda. Sendo assim, é possível fixar valores de compra e venda do produto ou até mesmo valor de moeda. Quando em condições adequadas, a venda futura proporcionar uma minimização dos riscos.

Para tanto, é necessário certo estudo das condições de mercado principalmente se tratando de commodities como soja e milho, que apresentam considerável oscilação de valor de mercado, além de apresentarem diversos fatores determinadores de preços. Dessa forma, o agricultor brasileiro está vendo nas vendas futuras uma alternativa rentável de garantir o preço das commodities para a próxima safra.

Em julho de 2020, conforme destacado pela consultoria Safra & Mercado, as vendas futuras para a safra de soja 2020/2021 já haviam alcançado 39,8% do projetado, representando 14,7% a mais de comercialização quando comparado ao mesmo período do ano passado (Investing.com).

Além de representar uma diminuição dos riscos, a venda futura também auxilia o produtor rural no planejamento das culturas e posicionamento de culturas, já que existe a necessidade de entregar dado produto. Com base em observações de mercado, é possível planejar de forma eficientes os cultivos, minimizando riscos e aumentando a rentabilidade do cultivo e a venda futura é uma ferramenta que viabiliza isso.

Confira abaixo o vídeo que a Equipe Mais Soja preparou sobre o tema.

Referências:

INSTITUTO AGRO. COMERCIALIZAÇÃO DE COMMODITIES AGRÍCOLAS: /PRINCIPAIS MECANISMOS. Instituto Agro, disponível em: <https://institutoagro.com.br/commodities-agricolas/>, acesso em:  07/08/2020.

INVESTING. VENDA ANTECIPADA DE SOJA 2020/21 DO BRASIL ATINGE 39,8% E SUPERA MÉDIA, DIZ SAFRAS. Investing.com, disponível em: <https://br.investing.com/news/commodities-news/venda-antecipada-de-soja-202021-do-brasil-atinge-398-e-supera-media-diz-safras-760882>, acesso em: 07/08/2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.