Embora não seja uma tradicional praga do milho, a cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) vem ganhando espaço safra após safra, se destacando pelos danos e prejuízos ocasionados na cultura, fato que atualmente, tem proporcionado à cigarrinha o título de praga mais temida do milho.
Tecnicamente, os danos diretos ocasionados pela cigarrinha não chegam a prejudicar significativamente a produtividade do milho, entretanto, a praga se destaca pelos danos indiretos. A cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) é o principal vetor dos enfezamentos do milho, tanto o enfezamento pálido quando o vermelho. Os maiores danos ocasionados pela praga resultam da transmissão desses enfezamentos.
Tendo em vista que a praga é o principal vetor do complexo de enfezamentos, e esses podem causar drásticas perdas de produtividade do milho ou até mesmo inviabilizar a lavoura, o monitoramento e controle da cigarrinha são indispensáveis para minimizar os danos ocorridos e reduzir a transmissão dos enfezamentos. Contudo, ainda não há nível de ação pré-definido para o controle da cigarrinha, sendo necessário avaliar então, a presença ou ausência da praga na cultura.
Quando mais cedo ocorre a infecção da planta, maiores os danos produtivos observados na cultura do milho, sendo assim, o monitoramento e controle da praga é de suma importância, especialmente durante o período crítico de infecção (figura 1).
Figura 1. Período crítico para controle da cigarrinha do milho.
O monitoramento da cigarrinha-do-milho é essencial para definir práticas de controle e manejo da praga no milho. Para tanto, é preciso conhecer a cigarrinha e suas particularidades que podem vir a auxiliar na identificação de (Dalbulus maidis). Em vídeo, o pesquisador da CCGL, Glauber Sturmer explica algumas características que podem auxiliar na identificação da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), diferenciando a praga de outros insetos encontrados na lavoura de milho.
Normalmente, as cigarrinhas se concentram no cartucho do milho, mas em casos onde há o uso de armadilhas, é preciso maior atenção para diferenciar a praga das demais espécies de cigarrinhas ou outros insetos. Segundo Glauber, uma das principais características da cigarrinha (Dalbulus maidis) é a presença de duas manchas escurecidas entre os olhos do inseto (ocelos).
Figura 2. Manchas escurecidas entre os ocelos da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis).
A adequada identificação da cigarrinha-do-milho é essencial para a melhora assertividade de medidas de controle e redução dos custos com aplicações desnecessárias, sendo assim, conhecer a praga é fundamental para o melhor manejo da cigarrinha e enfezamentos na cultura do milho.
Veja mais: Os seis mandamentos do combate à cigarrinha-do-milho
Quer saber mais sobre a cigarrinha do milho? Clique aqui e confira o curso sobre cigarrinha-do-milho que a Equipe Mais Soja preparou para você.
Confira o vídeo abaixo com mais dicas de identificação da cigarrinha-do-milho.