O Potássio (K), é o segundo nutriente mais requerido pela soja, estando envolvido em processos bioquímicos, sendo requerido como cofator de mais de 40 enzimas, sendo o principal cátion no estabelecimento do turgor celular e na manutenção da eletroneutralidade celular (Taiz et al., 2017). A importância do nutriente, suas exigências e algumas características de manejo foram tema de painel no Canal Soja Radar da Tecnologia, onde Tales Tiecher, Adilson de Oliveira Jr e Paulo F. Boldrin debateram o assunto.
Segundo Tales Tiecher, professor da UFRGS, o Potássio apresentar particularidades em sua dinâmica, sendo essa, limitada ao solo diferindo de nutrientes como o Nitrogênio. O professor explica que ao contrário do que se tem convencionado, a maior perda de potássio no sistema de produção é decorrente do escoamento superficial e não da lixiviação do nutriente, sendo assim, para evitar perdas do nutriente Tales recomenda a adoção de práticas de semeadura e adubação que reduzam as perdas de potássio por escoamento superficial, sendo uma dela a semeadura em nível.
Quando estabelecido o sistema soja – milho safrinha, Adilson, Pesquisador da Embrapa Soja destaca que o aporte nutricional é fundamental para obtenção de boas produtividades, sendo indispensável o monitoramento da fertilidade do solo, visando evitar e deficiência de nutrientes e perdas de produtividade das culturas.
Assim como para a cultura da soja, no milho safrinha há uma grande extração de potássio, entretanto quando observadas as quantidades exportadas pelas culturas, nota-se que que a exportação do potássio pela soja é muito superior à observada no milho safrinha.
Figura 1. Extração e exportação de potássio na soja safra e milho safrinha para as produtividades médias de 3,6 t.ha-1 e 7 t.ha-1 respectivamente.

O maior acúmulo de nutrientes na soja ocorre no período reprodutivo da cultura, principalmente na formação e enchimento de grãos, sendo que de maneira geral para cada tonelada de grãos de soja produzidos são requeridos cerca de 20 kg.ha-1 de K2O (Embrapa Soja).
Tendo em vista a importância do nutriente na produtividade da soja, uma das principais estratégias para suprir as necessidades de Potássio da soja é trabalhar com a correção e manutenção da fertilidade do solo, visando estabelecer um programa de reposição de nutrientes que possibilite boas produtividade de soja.
Veja também: Potássio, o segundo nutriente mais requerido pela soja
O estabelecimento de boas praticas de semeadura e adubação que possibilitem o fornecimento adequado e a redução da perda do potássio por escoamento são fundamentais para o aumento da sustentabilidade do cultivo, a disponibilidade do nutriente para as plantas e reduzir os custos com a adubação potássica, pois ao contrario do que se convencionou, a maior perda do nutriente no solo se da por escoamento superficial a não lixiviação no solo.
Confira o vídeo abaixo onde Tales Tiecher, Paulo F. Boldrin e Adilson de Oliveira Jr tratam sobre o Potássio, sua dinâmica, requerimento e características de manejo.
Inscreva-se no canal: Soja Radar da Tecnologia clicando aqui!!!
Referencias:
TAIZ, L. et al. FISIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO VEGETAL. Ed. 6, Porto Alegre, 2017.