Já vimos nos textos e vídeos anteriores que, as plantas daninhas interferem direta e indiretamente nas plantas cultivadas. O vídeo de hoje mostra para você como acontece a interferência direta por meio da alelopatia. As plantas, produzem diversos compostos alelopáticos, conhecidos por aleloquímicos.
Os aleloquímicos podem ser encontrados em todas as partes das plantas. O conhecimento sobre alelopatia na agricultura tem grande importância quando vamos realizar a rotação de culturas, consórcio de culturas ou palha no sistema de plantio direto.
Alguns compostos podem atuar inibindo a germinação das sementes de outras espécies, ou atrapalhando o crescimento e desenvolvimento da cultura. A decomposição da palha, também pode liberar compostos alelopáticos que estavam presentes na planta. Assim, a palha além de ser uma barreira física para a germinação das sementes de algumas espécies, também reduz a incidência de radiação solar que chega ao solo, além de poder liberar compostos alelopáticos prejudiciais a outra planta.
Por isso, fizemos um vídeo que mostra alguns pontos importantes da alelopatia na agricultura.
Gostou do vídeo? Tem mais dicas sobre alelopatia na agricultura? Adoraria ver o seu comentário abaixo!
Sobre a Autora: Ana Ligia Giraldeli. Sou Engenheira Agrônoma formada na UFSCar. Mestra em Agricultura e Ambiente (UFSCar), Doutora em Fitotecnia (USP/ESALQ) e especialista em Agronegócios. Atualmente sou professora da UNIFEOB.