A área plantada com trigo na regional da Emater/RS de Santa Maria ficou abaixo do esperado, totalizando 92 mil hectares, ante a previsão de 96 mil hectares. Isso se deu por conta do excesso de chuvas, que impossibilitou a entrada nas lavouras e atrapalhou as aplicações de fertilizantes e herbicidas, além de provocar o replantio em diversas áreas.

A falta de luminosidade também foi outro fator crucial para que a área plantada de trigo reduzisse 4%. Em entrevista exclusiva para a Agência SAFRAS, o assistente técnico da regional da Emater/RS de Santa Maria, Luis Fernando Rodrigues, disse que a falta de sol na região atrapalhou o plantio “Normalmente, temos esses períodos de baixa luminosidade, mas dessa vez, prolongou demais.” Além de favorecer a ocorrência de doenças, o tempo nublado atrapalha o desenvolvimento das lavouras.

A região recebe chuvas nesta semana. Para os próximos dias, segundo Rodrigues, a previsão segue pouco favorável.

No momento, 95% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, e 5% em início de florescimento. A produtividade está projetada em 2,839 toneladas por hectare.

Em virtude dos atrasos no plantio e dos problemas de desenvolvimento, a colheita deve ocorrer apenas nos meses de novembro e dezembro. Alguma coisa talvez consiga ser colhida em outubro, mas muito pouco, pontuou Rodrigues.

Fonte: Agência SAFRAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.