A cultura está em fase inicial de semeadura. Nas regiões Oeste e Centro do Estado, o preparo do solo e a semeadura das lavouras avançaram, aproveitando-se de períodos secos, intercalados por chuvas de intensidade moderada, que permitiram o trânsito de máquinas e equipamentos nas áreas de plantio. As temperaturas elevadas, somadas à umidade residual no solo, devem favorecer uma germinação rápida e uniforme das sementes.
Nas regiões Sul e da Campanha, as chuvas, nos dias 19 e 20/09, em acumulados significativos, interromperam tanto as atividades de preparo quanto o andamento das primeiras semeaduras.
O período recomendado pelo ZARC iniciou em 11/09 e se estenderá até 10/12. O Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA) projeta área de 948.356 hectares cultivados. A Emater/RS-Ascar estima produtividade de 8.478 kg/ha.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Fronteira Oeste, em Alegrete, o plantio foi iniciado, e a expectativa é de que até 10% da área prevista para a safra, estimada em 53 mil hectares, seja semeada até o final de setembro. Em São Borja, aproximadamente 5% dos 33,5 mil hectares projetados já foram semeados.
Na Campanha, o plantio ainda não começou devido à recorrência de chuvas significativas semanais, que mantêm o solo excessivamente úmido. De modo geral, as atividades de preparo do solo estão adiantadas em função do trabalho realizado nos primeiros meses do inverno e, até o momento, não há preocupações quanto a possíveis atrasos na semeadura.
Na de Pelotas, a maior parte das áreas se encontra com o preparo do solo adiantado e pronto para o plantio. Aguarda-se uma melhoria nas condições climáticas para retomar a semeadura ainda dentro do período inicial da janela de plantio.
Na de Santa Maria, 2% da área destinada ao cultivo foi semeada. Paralelamente, observa-se a intensificação dos trabalhos de preparo do solo, que incluem nivelamento, construção de taipas e drenagem, além da aplicação de herbicidas, com o objetivo de intensificar o plantio ainda no mês de setembro.
Na de Soledade, o preparo dos talhões prosseguiu tanto no sistema de cultivo prégerminado quanto no sistema de semeadura em solo seco. Durante o período, as condições climáticas foram favoráveis para as operações de preparo, permitindo que muitas áreas tanto para o cultivo pré-germinado quanto de semeadura em solo seco estejam prontas para o recebimento das sementes de arroz. Em Rio Pardo, foi iniciada a semeadura do arroz no sistema pré-germinado.
Comercialização (saca de 60 quilos)
O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, aumentou 0,09%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 114,90 para R$ 115,00.
Confira o Informativo Conjuntural n° 1834 Emater/RS completo, clicando aqui!
Fonte: EMATER RS