Nesta segunda-feira recebemos ligações de todo o país e até do exterior para saber como foram as geadas do fim de semana no Paraná, importante estado produtor de trigo de nosso país. Embora ainda seja cedo para se falar da extensão dos danos, o que podemos depreender das informações que recebemos é que houve, sim, alguns danos, especialmente no sul do estado (região de Guarapuava para baixo), alguma coisa em Ponta Grossa.

Mas, não foram apenas as geadas que causaram preocupação: a falta de chuvas também começa a preocupar, especialmente numa fase em que as plantas começam a formar grão.
Os relatórios que recebemos disseram o seguinte:

Cascavel

O tempo continua seco, em geral, a chuva registrada no final de semana foi pontual e com volume irrisório. A frente fria que chegou na sexta- feira não confirmou a previsão. Houve formação de geada, de fraca intensidade, em áreas pontuais. Em termos de grãos, a cultura do trigo, cujas áreas foram comprometidas com a geada de julho, estão rebrotando, em estágios diferenciados, o que irá dificultar o processo de colheita, atrasando o tempo inicialmente previsto.

Esta questão está em especial nas lavouras que foram seguradas e que terão que realizar a
colheita, para avaliação dos peritos. A segunda-feira inicia com céu limpo, temperatura de aproximadamente 4o C no início da manhã, em Cascavel.

Apucarana

Final de semana com queda brusca na temperatura, com ocorrência de geada de fraca intensidade em algumas áreas de baixada. Estamos há mais de 30 dias sem precipitações, com volumes consideráveis e de acordo com o Simepar, o período de estiagem deve se prolongar por pelo menos mais 15 dias.

O tempo seco vem prejudicando o desenvolvimento do trigo que está em sua maior parte das áreas em frutificação e sentindo a falta de umidade, com isso a perda do potencial produtivo vai aumentando.



Guarapuava

Trigo foi duramente atingido, geadas prejudicando inclusive o triticale, que tem maior resistência a elas. Técnicos estão dimensionando as perdas.

PARANÁ

Na segunda-feira o centro da massa de ar frio já começa a avançar para o oceano, mas o frio e o tempo seco continuam predominando em toda a Região Sul do Brasil. O dia amanhece com temperaturas baixas, inclusive ainda pode ter a formação de geada em áreas do centro-sul do estado. Na região mais ao norte as temperaturas durante a tarde já se elevam um pouco mais.

Fonte: T&F Agroeconômica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.