Em vídeo divulgado no canal do Youtube Professores Alfredo & Leandro Albrecht, Alfredo, professor da UFPR e um dos supervisores do grupo Supra Pesquisa, está na França em uma missão, buscando conhecimentos para serem aplicados na pesquisa e no nosso país, onde encontra também plantas de buva, demonstrando a complexidade dessa planta daninha e a adaptação que possui.
Veja também: Missão na França: conhecendo modelos de integração do sistema produtivo
Em sua missão na França o Prof. Dr. Alfredo Jr. P. Albrecht encontra uma velha conhecida, uma das plantas mais problemáticas do cenário atual de produção no Brasil. Uma planta complexa e resistente a diferentes mecanismos de ação dos herbicidas no nosso país. No vídeo, ele destaca a quais herbicidas a Conyza também possui registro de resistência na França.
O pesquisador ressalta a agressividade, adaptação e grande capacidade de produção de sementes dessa espécie, conferindo a ela um destaque especial no manejo de plantas daninhas, além da resistência a alguns mecanismos de ação.
Alfredo ressalta que na França, já na década de 80 havia a presença de plantas de buva (Conyza canadensis), que nesse mesmo país, possuem resistência a Inibidores do Fotossistema II, e mais recentemente a espécie Conyza sumatrensis apresenta-se com resistência múltipla à glifosato e Inibidores da ALS.
Dessa forma, pode-se perceber ainda mais a grande problemática dessa planta daninha, que aliada à redução do uso de defensivos agrícolas no país, torna necessário que se utilize outros herbicidas em substituição ao glifosato.
Veja também: Manejo de plantas daninhas nos sistemas produtivos
Confira o vídeo abaixo.