Analisando o cenário ocorrido no mês de dezembro de 2023, observou-se que o último mês do ano foi marcado pela ocorrência de precipitações nas principais regiões produtoras do Estado do Rio Grande do Sul, com exceção do Planalto, onde as anomalias positivas foram menos intensas em comparação com as demais regiões.

Com relação às temperaturas no Estado, o último mês registrou condições de temperaturas similares às observadas no restante do país, com exceção do extremo Sul do Estado, onde foram observadas anomalias dentro da média histórica. De maneira geral, as temperaturas registradas foram superiores à média histórica, sendo o ano de 2023 caracterizado por temperaturas muito elevadas.

Figura 1. Anomalia da Chuva e Temperatura em dezembro de 2023.

Fonte: Rede Técnica Cooperativa (2024).

No entanto, o início do mês de janeiro apresentou um cenário distinto do observado no ano anterior. Este ano teve um início predominantemente marcado pela ocorrência de anomalias positivas, indicando chuvas abaixo da média.

Figura 2. Anomalia da chuva no 1° decêndio de janeiro de 2024.

Fonte: Rede Técnica Cooperativa (2024).

Quanto a previsão do tempo da Climatempo para os próximos 15 dias, nas principais regiões produtoras do Estado, estão previstos para a Região Noroeste 180 mm para Santa Rosa, 194 mm para São Luiz Gonzaga e 213 mm para Campo Novo. Para a Região do Planalto, são previstos 207 mm para Água Santa, 174 mm para Sarandi, 194 mm para Não-me-Toque e 198 mm para Ibirubá.

Na região Noroeste-Centro, estão previstos 171 mm para Panambi, 213 mm para Cruz Alta, 208 mm para Tupanciretã e 215 mm para Júlio de Castilhos. Já para a Região Centro-Sul estão previstos 173 mm para São Sepé, 127 mm para Caçapava do Sul, 119 mm para Bagé e 115 mm para Arroio Grande.

Sobre o prognóstico climático de anomalias para o próximo semestre (janeiro, fevereiro e março), as previsões indicam um cenário com ocorrência de chuvas levemente abaixo da média no Estado do Rio Grande do Sul. No que se refere às temperaturas, as projeções indicam que estas permanecerão acima da média na região central ao norte do estado, enquanto no centro-sul do estado ficarão dentro da normalidade. Além disso, é previsto que as anomalias positivas em relação às temperaturas no estado não sejam tão intensas.

Figura 3. Prognóstico climático de chuva e temperatura.

Fonte: Rede Técnica Cooperativa (2024).

A seguir, confira o vídeo completo com as perspectivas climáticas para as próximas semanas e sua influência sobre os cultivos agrícolas no estado do Rio Grande do Sul.


Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.