As condições meteorológicas melhoraram na semana, permitindo o avanço da colheita nas áreas que ainda se encontram em final de maturação. Restando ser colhida apenas 5% da safra implantada, os rendimentos estão superando a produtividade estimada, em grande parte das lavouras.

Nos Campos de Cima da Serra e na região das Hortênsias, a colheita segue em andamento, principalmente onde a semeadura ocorre mais no tarde; nestas lavouras, os produtores têm por tradição deixar o grão secando.

No Alto Jacuí, na região Celeiro e no Noroeste Colonial, a colheita aproxima-se do final. As lavouras apresentam muito boa produtividade e qualidade satisfatória dos grãos, mesmo nas áreas de segundo plantio.



Na região Sul, se encontra predominantemente em estágio de granação o milho implantado pós-colheita da cultura do tabaco, destinado à elaboração de silagem e ao fornecimento para alimentação dos animais. No Vale do Rio Pardo e nos Altos da Serra do Botucaraí, a melhoria das condições climáticas na semana (radiação solar e temperatura) favoreceu as lavouras de milho com semeadura tardia em fase de enchimento de grãos, maturação e colheita.

Nas regiões mais altas, onde o fumo é colhido mais tardiamente, a fase predominante do milho é de enchimento de grãos, e em baixas altitudes predominam as fases de maturação e colheita. No Noroeste do RS, a semana permitiu o avanço da colheita de planta inteira (silagem), destinada à reserva de alimentos dos animais para os períodos de menor oferta.

A produtividade das lavouras de grãos está sendo reavaliada e, em diversos municípios, ela se mostrou superior. Destaque para o caso de Bossoroca, onde a avaliação foi a melhor da história, com produtividade que alcançou quase o dobro da inicialmente esperada.

Mercado (saca de 60 quilos)

O levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar indica pequena recuperação de 0,13% no valor médio no RS, e a cotação da saca de milho na semana foi de R$ 29,95.

Fonte: Emater/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.