Na sede da Coprossel, em Laranjeiras do Sul (PR), produtores e todo o departamento técnico da cooperativa conheceram, na última quarta-feira (15/05), os resultados, regulamentos e manejos para a aferição dos grandes campeões da 6ª edição do Desafio Soja 200 +. O objetivo do desafio é aumentar a produtividade e qualificar a propriedade, proporcionando, assim, maior renda aos produtores associados. O programa iniciou na safra 2013/2014 e em todos os anos os resultados tem surpreendido a região.

Produção – Na safra 2018/2019, o trabalho resultou em uma produção de 243,66 sacas por alqueire da cultivar BMX ZEUS IPRO e premiou o campeão Nelson Lima, do município de Laranjeiras do Sul.Na cerimônia de premiação, Nelson relatou que muito trabalho foi feito para alcançar essa produção, aplicando as técnicas e manejos orientados pelos técnicos da cooperativa. “ A disputa foi muito acirrada e toda região tem a ganhar com o desafio. É necessário os produtores ficarem atentos as tecnologias disponíveis para melhorar a cada ano”, diz o campeão em produtividade Nelson.

Orientador – Também foi premiado e engenheiro agrônomo da Coprossel e consultor, Jeferson Lopes, que orientou o produtor no processo.

Vice-campeão – O vice-campeão foi Adriano Palaoro, do município do Porto Barreiro, produziu 243,45 sacas por alqueire da cultivar BMX ATIVA RR. Adriano ressaltou a importância do programa para ganhos em produtividade e em aprendizado que se agrega a cada ano. “ Eu agradeço a cooperativa pela premiação, todos ganhamos com o concurso, não esperava o segundo lugar, mas estou muito feliz em ter participado novamente, agora é se preparar para o próximo ano”, ressaltou Adriano.

Consultor – O consultor da cooperativa que acompanhou o vice-campeão foi Euderjan Pagliari, que também foi reconhecido pelo trabalho desenvolvido e relatou sobre as medidas adotadas.

Sucesso – Para o presidente da Coprossel, Paulo Pinto de Oliveira Filho, a edição do desafio foi um grande sucesso, com produtividades surpreendentes e participação dos produtores. “ O objetivo do desafio foi superado com êxito, ano após ano temos melhorado desde os critérios como participação dos cooperados. É a oportunidade de produzir mais, com menos custos. Os resultados são inspiradores para todos os produtores de nossa região”, diz Paulo.

Agradecimento – O coordenador do desafio, o engenheiro agrônomo Marcio Dulnik, agradeceu a todos pelo engajamento, empenho e resultados. Marcio ressaltou a transparência e credibilidade do evento que, através de muito trabalho, tem trazido novas e boas expectativas para os produtores de soja de toda a região.

Fonte: Assessoria Coprossel

Texto originalmente publicado em:
Ocepar
Autor: Coprossel

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.