InícioSem categoriaDanos e casos de resistência de Euphorbia heterophylla L a herbicidas

Danos e casos de resistência de Euphorbia heterophylla L a herbicidas

Antes do surgimento da soja rr (roundup ready), a espécie Euphorbia heterophylla L., conhecida popularmente como leiteiro, amendoim-bravo entre outros nomes, já foi considerada uma das principais plantas daninhas da cultura da soja. Felizmente. Com o advento da soja resistente ao glifosato, o controle da daninha passou a ser facilitado com o uso desse herbicida.

O leiteiro é considerado uma planta anual, de rápido crescimento e desenvolvimento, que possui a reprodução por sementes, as quais podem germinar com facilidade até nas camadas mais profundas do solo, o que aliado a outras características e particularidades da espécie, conferem ao leiteiro grande habilidade competitiva (Adegas et al., 2020).



Conforme observado por Meschede et al. (2002), por meio da matocompetição, a presença de populações infestantes de leiteiro (25 plantas.m-2) na cultura da soja pode resultar em perdas médias diárias de produtividade de até 5,15 kg.ha-1. Conforme resultados obtidos pelos autores, a convivência da soja com Euphorbia  heterophylla por até 17 dias após a emergência não causa perda de produtividade, enquanto o período total de prevenção da interferência é de 44 dias após a emergência, configurando um período crítico de competição dos 17 aos 44 dias após emergência (Meschede et al., 2002).

Figura 1. Produtividade de soja em função de períodos iniciais crescentes na presença de plantas daninhas.

Fonte: Meschede et al. (2002)

Infelizmente relatos de casos de resistência simples e múltipla do leiteiro a herbicidas alertam para a necessidade de adequação de práticas de manejo visando a manutenção da eficiência dos herbicidas no controle dessa daninha. Embora já houvesse relatos mais antigos de resistência dessa daninha a herbicidas Inibidores da ALS e da PROTOX, em 2019 tivemos relato de populações resistentes do leiteiro ao glifosato (herbicidas inibidores da EPSPs).

Quadro 1. Casos de resistência de Euphorbia heterophylla L a herbicidas no Brasil.

Fonte: Heap (2021)

Como o glifosato é um dos herbicidas mais utilizados para o controle de plantas daninha, especialmente do leiteiro, o surgimento de novos casos de resistência dessa daninha ao glifosato pode ser um agravante no controle e manejo do leiteiro na cultura da soja. Dessa forma, fica o alerta, sendo necessário adequar práticas de manejo e controle do leiteiro, a fim de reduzir ou evitar a ocorrência de populações da planta daninha resistente ao glifosato.


Veja mais: Controle de leiteiro/amendoim-bravo (Euphorbia heterophylla)



Referências:

ADEGAS, F. S. et al. Euphorbia heterophylla: UM NOVO CASO DE RESISTÊNCIA AO GLIFOSATO NO BRASIL. Embrapa, Comunicado Técnica, n. 98, 2020. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1121045/1/ComTec98.pdf >, acesso em: 01/11/2021.

HEAP, I. THE INTERNATIONAL HERBICIDE-RESISTANT WEED DATABASE, 2021. Disponível em: < http://weedscience.org/Pages/Species.aspx >,acesso em: 01/11/2021.

MESCHEDE, D. K. et al. PERÍODO CRÍTICO DE INTERFERÊNCIA DE Euphorbia heterophylla NA CULTURA DA SOJA SOB BAIXA DENSIDADE DE SEMEADURA. Planta Daninha, Viçosa-MG, v.20, n.3, p.381-387, 2002. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/pd/a/Y5Xp3KtYvcwVRKP4T9C3dsg/?lang=pt >, acesso em: 01/11/2021.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

 

 

 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares