InícioDestaqueDeral aponta piora nas condições das lavouras de soja, milho e trigo

Deral aponta piora nas condições das lavouras de soja, milho e trigo

TRIGO
*Eng. Agrônomo C. Hugo Winckler Godinho

As condições do trigo pioraram novamente no levantamento atual devido à semana chuvosa, registrando 12% de lavouras ruins, 28% médias e 60% boas (no anterior eram 7% ruins, 24% médias e 69% boas). A colheita evoluiu apenas 4 pontos percentuais nesta semana, chegando a 54% da área, em um ritmo que continua lento apesar de cada vez mais lavouras estarem plenamente maduras.

Em 2021, nesta mesma 42ª semana, a colheita chegava a 74% da área, ou seja, 20p.p. à frente da atual. Como agravante, as áreas colhidas recentemente no Oeste e Sudoeste não apresentavam umidade ideal, o que deve encarecer os processos de pós-colheita e afetar a qualidade dos grãos.

Estão previstos dias de sol entre sábado (22/10) e quarta (26/10). Se confirmados, deverão oportunizar a melhor janela de trabalho nas culturas de inverno desde meados de agosto, quando as chuvas interromperam a seca e ganharam frequência e intensidade no Paraná.

Dado o represamento das atividades, devem ser dias de trabalho intenso e grande avanço nas pulverizações, dessecações e, principalmente, colheitas. O maquinário disponível no Estado permite a colheita de aproximadamente um milhão de hectares por semana, conforme observado na colheita de soja. Também serão dias de avaliação da intensidade dos problemas ocorridos, tanto em volume quanto em qualidade.

Por fim, lembramos que mais de 300 mil hectares apresentam condições boas e estão concentrados nas regiões mais frias do Estado, devendo ser colhidos por último.

SOJA E MILHO
*Administrador Edmar Wardensk Gervásio

O relatório da Conab do mês de outubro estimou que a produção nacional de milho no Brasil deve ser de 126,9 milhões de toneladas, alta de 12,5% quando comparado à safra anterior. O Paraná, em condições ideais, deve contribuir com 15% dessa produção. O estado do Mato Grosso é o maior produtor de milho do Brasil, com participação de 35% no total e pode chegar a produzir 44 milhões de toneladas na safra 2022/23.

O mesmo relatório aponta que a produção de soja pode chegar a 152,3 milhões de toneladas, um ganho de produção de 21% se comparado à safra do ano anterior. Este aumento está relacionado a uma possível safra normal na região Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e Paraná, que tiveram quebra significativa na safra anterior.

No Paraná, as lavouras já plantadas de soja e milho apresentaram leve piora nas condições de campo, principalmente pelo excesso de chuvas em algumas regiões do Estado. Contudo, no cômputo geral, a expectativa é de uma boa safra tanto de milho como soja.

EXPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO

As exportações brasileiras do agronegócio atingiram novo recorde. Entre janeiro e setembro de 2022, o montante financeiro transacionado atingiu 122,1 bilhões de dólares, alta de 31% quando comparado ao mesmo período de 2021. A China é nosso principal cliente com participação de 34%, seguida pela União Europeia com 16% e em terceiro lugar ficam os Estados Unidos com 6%.

O Paraná gerou 13 bilhões em divisas do agronegócio neste mesmo período, também número recorde. Somos o terceiro maior exportador do agronegócio, com participação de 11%, atrás do líder Mato Grosso, com 20%, e de São Paulo, com 16%.

O principal produto exportado é o complexo soja, que envolve grão, óleo e farelo. A participação deste produto no total nacional é de 43% e nas exportações paranaenses corresponde a 36,5%. Já o segundo produto é o grupo carnes, com participação de 16%, e em terceiro ficam os produtos florestais com 10%.

Fonte: Departamento de Economia Rural – Deral



 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares