Em vídeo divulgado no canal do Youtube Professores Alfredo & Leandro Albrecht, o professor Leandro, da UFPR e um dos supervisores do grupo Supra Pesquisa mostra como e quando deve-se realizar a dessecação antecipada da lavoura.
Leia também: Herbicidas pré e pós emergentes na dessecação e controle de buva na cultura do milho
O pesquisador coloca que é essencial fazermos um manejo antecipado nesse período do ano, onde a maioria dos produtores espera para fazer o controle posteriormente, antes da próxima semeadura. Para aqueles produtores que recentemente realizaram a colheita do milho, por exemplo, onde a palhada já está baixando, Leandro cita que não se deve esperar para que o controle seja dificultado e as plantas daninhas se proliferem na área, devendo-se optar por controlar do jeito certo e na hora certa.
Neste momento o mais comum é se utilizar um auxínico juntamente com glifosato, pensando-se em ampliar o espectro. O importante, e que deve ser levado em consideração, é realizar o controle quando a planta está mais vulnerável, ou seja, em um tamanho menor onde o uso do herbicida será mais eficiente, evitando-se que a planta daninha consiga crescer, lignificar, enraizar e formar sementes.
Outra opção que pode ser utilizada é o uso de pré emergentes neste período para garantir o controle de fluxos de plantas daninhas no solo, lembrando sempre de se fazer rotação de mecanismos de ação para não forçar uma resistência. O pesquisador coloca que até setembro ainda temos um longo período pela frente, antes da próxima semeadura, o que evidencia a importância de se fazer um controle antecipado, visando não incrementar ainda mais sementes no banco de sementes do solo.
Esse cuidado deve ser redobrado para aqueles agricultores que não conseguiram colocar o trigo ou a aveia neste inverno e que estão proporcionando um meio ideal para o desenvolvimento de plantas daninhas nesse período.
É destacado também a atenção que deve dar-se à tecnologia de aplicação como um todo, pois para o herbicida funcionar bem a planta daninha também deve estar funcionando bem e realizando fotossíntese. Para isso, é necessário estar atento à temperatura média, que deve ser, em média, acima de 15°C para que a planta e o herbicida possam funcionar adequadamente. O solo deve estar preferencialmente úmido e também deve-se atentar para aqueles herbicidas que necessitam da presença de luz para um controle efetivo.
Confira o vídeo abaixo: