Limitação da germinação de sementes de soja pelo efeito alelopático de corda-de-viola

O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial alelopático de extratos aquosos de corda-de-viola sobre a germinação de sementes de soja. Confira o trabalho do pesquisador Anderson Gibbert e colaboradores.

Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.



Crotalária: eficiência no controle de nematoides

Foto: Cristiano Bellé

Tendo grande respaldo como eficiente adubo verde, a Crotalaria sp. além de contribuir na fixação de nitrogênio, vem sendo empregada no controle populacional de nematoides.

As pesquisas quanto a seu emprego para controle de algumas espécies de nematoides não é recente, a alguns anos vem se pesquisando a ação da espécie de crotalária com relação a espécie de nematoide. 

Confira a nota completa clicando aqui.


Estratégias de controle para trapoeraba

Trapoerabas são plantas daninhas do gênero Commelina, sendo as principais Commelina benghalensisCommelina diffusaCommelina erecta e Commelina villosa. São espécies anuais, que podem perenizar como C. benghalensis e C. difusa; ou perenes como C. erectaC. villosa, com reprodução por sementes e por pedaços de ramos (Kissmann, 1997; Penckowski e Rocha, 2006).

Confira a nota completa clicando aqui.


Nitrogênio em soja: uma nova fronteira

O presente trabalho apresenta como hipótese que para produtividades potencias acima de 4,5 Mg ha1, o nitrogênio é um fator limitante e que o grau de limitação aumentaria conforme o aumento do potencial produtivo.

Confira o trabalho de Isadora Brondani e colaboradores aqui.


Informação preliminar sobre carboxamidas para mancha alvo em soja

Foto: Maurício Stefanelo – Ceres Consultoria

Cumpre ao FRAC-BR através do presente informar que durante o encontro preliminar do Working Group de SDHI do FRAC Internacional, realizado no dia 10 de dezembro de 2018, foram discutidas informações sobre a mancha alvo (Corynespora cassiicola) da soja no Brasil, as quais foram compartilhadas extraoficialmente com o FRAC Brasil (FRAC Brasil).

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Gostou das nossas sugestões? Comente e sugira melhorias para o Mais Soja ficar cada vez melhor. Envie suas contribuições para contato@maissoja.com.br.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.