Produzir soja no Brasil custa quase o dobro do que na Argentina
Em 2018, as exportações brasileiras do agronegócio atingiram o recorde de 101 bilhões de dólares e, de acordo com levantamentos do Cepea, os produtos do complexo da soja foram os que mais contribuíram para esse resultado. Apesar desse bom desempenho, a competitividade da oleaginosa brasileira é relativamente baixa frente aos principais países concorrentes, como os Estados Unidos e a Argentina.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
Calcário aprimora Agricultura de Precisão, diz especialista
A Agricultura de Precisão está trazendo inovações, ao mesmo tempo em que abre espaço para rever questões como a aplicação de calcário na agricultura brasileira. A opinião é do engenheiro agrônomo Alan Costa. Doutor em Ciência do Solo pela Universidade de Santa Maria (RS), Costa avalia que, junto com questões como robótica e inteligência artificial, a correção da acidez das fazendas e pastagens brasileiras terá papel fundamental. E fixa uma das metas: 100 sacos de soja por hectare como produtividade.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
Desempenho de milho sob a aplicação de fungicidas em diferentes estádios da cultura
O milho (Zea mays L) é uma das culturas mais importantes no cenário brasileiro e no mundo. Atualmente existem híbridos de milho com um excelente potencial produtivo, porém apresentam níveis insatisfatórios de resistência a algumas doenças. Essas doenças afetam folhas, colmos e espigas, sendo as doenças foliares responsáveis por uma redução de até 40% na produção (CASA; REIS, 2003). De acordo com Tomazela (2005) o impacto das doenças na cultura do milho cresce anualmente, em razão do incremento de áreas irrigadas, bem como pela utilização da cultura em milho safrinha, procedimento que favorece a sobrevivência de patógenos na área.
Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.
Aplicação de fungicidas e severidade da mancha branca no milho
A cultura do milho (Zea mays L.) está entre as mais importantes do planeta e aqui no Brasil, na safra 2016/2017 foram cerca de 97,71 milhões de toneladas produzidas nas duas safras, segundo dados da CONAB, o que faz do país o terceiro maior produtor mundial da cultura. O rendimento da cultura pode ser influenciado por diversos fatores, como: disponibilidade hídrica; fertilidade do solo; população de plantas, sistema de cultivo; potencial produtivo do cultivar; e manejo de plantas daninhas, pragas e doenças (Sandini & Fancelli, 2000; Fancelli & Dourado Neto, 2003). A partir da década de 90, pode-se observar um aumento significativo da incidência e da severidade de algumas doenças fúngicas foliares.
Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.
123.88 sc/ha: conheça o segredo dos campeões de máxima produtividade de soja do CESB
No dia 18.06 foram apresentados todos os cases campeões de produtividade do CESB no Fórum Nacional de Máxima Produtividade. Confira todos os manejos clicando aqui. A fazenda Sementes Aurora possui 10020 ha de extensão, destes 7340 ha são destinados à cultura da soja. A propriedade de Maurício De Bortolli, situa-se no município de Cruz Alta – RS. Na área total a média de produtividade do produtor foi de 72,6 sc/ha na safra 2018/19. A área destinada ao concurso de máxima produtividade do CESB foi de 2,80 ha, obtendo uma produtividade de 123,88 sc/ha.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.