Produtor de soja deve investir mais no perfil e manejo do solo

Para alcançar altas produtividades, sojicultor deve oferecer um ambiente onde a raiz possa se desenvolver sem restrições, retirando os nutrientes e a água da terra, dentro das necessidades da planta, ao longo do seu ciclo.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Baixa população de plantas de soja, como mitigar?

No Sul do Brasil, as chuvas em excesso no mês de novembro, também atrasaram a semeadura. E, em muitos casos, a semeadura foi realizada com umidade excessiva no solo, e, a emergência foi menor que o ideal.

Nas duas situações, por falta ou por excesso de chuva, a população de plantas de soja não é a ideal. Em muitos casos, foi realizado replantio, e, ainda assim, a população final está abaixo do ideal. Em muitos casos, não há mais tempo para nova semeadura.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.



Eficiência do consórcio milho + brachiaria no manejo das plantas daninhas

Fonte: SOESP.

Outro benefício da realização desse consórcio destacado pelo pesquisador foi que além da supressão de plantas daninhas, ao final do ciclo de cultivo dessa cultura, tem-se um excelente acúmulo de palhada, que pode variar entre 3 a 5 toneladas, que irão contribuir com a cobertura desse solo futuramente.

Confira o vídeo e o texto completos aqui.


Sistema Alerta Ferrugem reduz aplicação de fungicidas em 35%

Foto: Agência de Notícias do Paraná

O sistema Alerta Ferrugem, desenvolvido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), está entre as melhores ferramentas de monitoramento da ferrugem asiática da soja do mundo. São 248 pontos de coleta de esporos em aproximadamente 200 municípios paranaenses, uma rede que desde 2016 tem colaborado para retardar a primeira aplicação de fungicidas, reduzindo seu uso em cerca de 35%.

Confira o texto na íntegra clicando aqui.


Fisiologia da soja: estresse hídrico vs biofertilizantes e aminoácidos

Conforme destacado pelo pesquisador, nada substitui a água no sistema, não existe outra forma de suprir com outro elemento a função que é da água. O que podemos fazer é tornar a planta mais eficiente no uso da água, produzindo mais com menos água disponível e a nutrição tem um papel fundamental nesse quesito.

Confira o vídeo e texto completos clicando aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.