Quanto nitrogênio a cultura da soja precisa para atingir altos rendimentos?

Para cada 1.000 kg de grãos de soja produzidos, com um teor médio de 6,5% N, são necessários cerca de 80 kg de Nitrogênio por hectare (65 kg alocados nas sementes e 15kg nas folhas, caule e raízes).

Considerando um rendimento de 3.000 kg de grãos/ha, a planta necessita, portanto, 240 kg de N/ha. Os solos brasileiros são pobres em N, normalmente sendo capazes de fornecer somente de 10 a 30 kg de N/ha e, considerando a contribuição máxima de 30 kg de N, haveria uma pequena redução da demanda de N, para 210 kg de N/ha.

Confira o texto completo aqui.


Novo bioinseticida usa duas cepas de bactéria para controlar lagartas

O inseticida microbiológico deve ser pulverizado sobre as folhas, e, ao comê-las, as lagartas são afetadas pela ação das proteínas – Foto: Fernando Valicente

Um pesticida composto por uma mistura inédita de dois isolados da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) é o mais novo bioproduto indicado para controlar a lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda, e a falsa-medideira, Chrysodeixis includens. O Acera – nome comercial – foi desenvolvido com tecnologia Embrapa e concebido em parceria com a Ballagro Agro Tecnologia, empresa que o comercializará.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Comunicado sobre apodrecimento de vagens de soja na safra 2020/21

Foto: apodrecimento das vagens – Crédito: Mauricio Meyer.

A Embrapa Agrossilvipastoril e a Embrapa Soja acabam de elaborar um comunicado sobre o apodrecimento de vagens de soja, na safra 2020/2021. O problema está sendo relatado em diversas regiões brasileiras, especialmente em Mato Grosso (com mais frequência em Sorriso, Ipiranga do Norte e Tapurah), desde a safra 2019/2020. O sintoma é caracterizado pelo apodrecimento de grãos e vagens, a partir da formação de grãos (estádio R5.4: entre 51% a 75% da formação de grãos), o que causa redução de produtividade – de até 20% – e perda da qualidade de grãos. Além disso, o apodrecimento gera níveis de desconto por grãos avariados que chegaram a 30%.

Confira o comunicado na íntegra aqui.


Enfezamento do milho: dicas de manejo!

Cigarrinhas em folha de milho. Foto: Fabiano Bastos

O enfezamento é uma doença sistêmica causada por microrganismos semelhantes a bactérias denominados molicutes. A principal forma de transmissão da doença é por meio de insetos vetores, sendo o principal a cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis). Sendo assim, a principal forma de manejar a doença é controlar o vetor, tornando necessário para isso conhecer seu comportamento, danos e período ideal de controle.

Confira o texto completo aqui.


Encarquilhamento da soja: O que vem sendo feito para solucionar o problema?

Ainda que não haja embasamento científico para a definição desse fenômeno, técnicos e agricultores tem observado algumas condições que favorecem a ocorrência do encarquilhamento da soja. Em vídeo, o Professor Marcelo Madalosso comenta que dentre as condições observadas que favorecem o desenvolvimento desse fenômeno, podemos destacar áreas onde a soja foi cultivada após a presença de gado no período do inverno (pastejo), área de primeiro ano de cultivo e poucas safras (lavouras novas), área com pH baixo (ácido), deficiência de manganês entre outros…

Confira o texto e o vídeo completos aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.