Trigo dispara à máxima em quase três meses em Chicago com acirramento de conflito

Segundo a Dow Jones, notícias de que a Rússia planeja anexar as regiões ocupadas da Ucrânia impulsionaram as cotações, uma vez que sinalizam para um prolongamento do conflito na região. Os agentes monitoram as repercussões sobre o fornecimento de grãos pelo Mar Negro. O presidente russo deve se pronunciar sobre o tema em breve.

Confira a notícia completa aqui.



Nitrogênio: importância, manejo e sintomas de deficiência

O nitrogênio pode ser absorvido por diferentes formas na planta, sendo que sua absorção pode ser oriunda da atmosfera, ou solo nas formas N2, NH4+ e NO3. A principal forma de absorção na maioria das culturas é NO3 por conta do processo de nitrificação que ocorre no solo. Para as culturas com capacidade de realizar a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) como a soja por exemplo, a maior absorção do elemento se dá na forma de N2.

Acesse o texto completo aqui.


Acúmulo e liberação de Nitrogênio por plantas de cobertura

O nitrogênio (N) é o macronutriente mais requerido pela maioria das culturas agrícolas, sendo normalmente fornecido via fixação biológica de nitrogênio (FBN) para a soja, e via fertilizantes nitrogenadas para as demais culturas que não possuem a capacidade em realizar a simbiose com bactérias fixadoras de nitrogênio.

Culturas como o trigo e o milho são altamente responsivas a adubação nitrogenada, sendo necessário realizar a adubação de cobertura para a obtenção de boas produtividades. Entretanto, a adubação nitrogenada representa um expressivo custo de produção, principalmente pela quantidade requerida de fertilizantes.

Confira aqui.


Aplicação prática da escala fenológica na cultura da soja

Estas fases são denominadas fases fenológicas e são definidas por caracteres marcantes, expressos em geral de forma morfológica, mas relacionados à processos fisiológicos (Câmara, 2006). Cientificamente pode ser simples a compreensão das fases da cultura, entretanto, sua observação prática muitas vezes não é constatada por parte dos produtores rurais, fator que pode prejudicar ou impedir o máximo aproveitamento de determinado manejo. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo caracterizar as fases de desenvolvimento da cultura da soja de acordo com características marcantes e relacionar com estas os principais manejos recomendados de acordo com a escala fenológica, permitindo sua utilização de forma prática pelos produtores rurais.

Confira o trabalho aqui.


Marcada inauguração da nova indústria de fertilizantes da Fecoagro

Foi marcada para o próximo dia 30 de setembro a data da inauguração da nova unidade industrial e fertilizantes da Fecoagro em São Francisco do Sul. Com investimento de R$ 30 milhões, totalmente financiado pelo BRDE, a nova misturadora entra numa fase tecnológica de última  geração, oferecendo maior agilidade na produção, garantindo maior qualidade e duplicando a capacidade atual. Vai passar de 60 para 120 toneladas hora, podendo ser ampliada a medida que se consiga agilizar o abastecimento com matéria-prima.

Confira a notícia aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.