InícioDestaqueDestaques da semana Mais Soja

Destaques da semana Mais Soja

Atraso na entrega de insumos coloca em risco safra 2021/2022

A ameaça de falta de insumos para o plantio da safra 2021/2022 – que já está autorizado na maior parte do País – é motivo de preocupação para a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). A entidade vem recebendo nos últimos meses informações de sojicultores sobre atrasos na entrega – e o que é mais preocupante – de cancelamento de contratos e de pedidos de compra de fertilizantes e defensivos, entre eles do herbicida glifosato, um dos mais utilizados no planeta.

Confira a notícia na íntegra aqui.


Vigor de sementes apresenta relação com o tamanho das sementes?

Dentre os atributos fisiológicos de maior importância de uma semente podemos citar a germinação e vigor. Embora ainda não exista conceito definido para vigor de sementes, é consenso que ele está relacionado com a velocidade de germinação e estabelecimento de plântulas. Sementes de alto vigor propiciam a germinação e a emergência das plântulas de maneira rápida e uniforme, resultando na produção de plantas de alto desempenho, com potencial produtivo mais elevado (França-Neto et al., 2016).

Confira aqui.


Fertilizante mais caro reforça importância de corrigir acidez do solo

“O cenário reafirma a importância da calagem na potencialização dos fertilizantes”, alerta João Bellato Júnior, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal). O consumo de calcário, uma das formas de correção da acidez do solo, deve ficar em torno de 47 milhões de toneladas em 2021, representando uma alta ante os 43 milhões do ano passado.

Confira tudo aqui.


Produtividade de soja submetida a espaçamentos entre linhas e grupo de maturidade relativa (GMR)

O cenário de incerteza que permeia essa temática, associado a existência de poucos trabalhos recentes na literatura que avaliam a resposta produtiva de cultivares modernas a diferentes espaçamentos entre linhas, foram os principais motivos para a realização deste trabalho, que objetiva avaliar a produtividade de genótipos com diferentes grupos de maturidade relativa (GMR) submetidos a espaçamentos entre linhas.

Confira o trabalho aqui.


Uma gigante dos royalties

O Relator Alessandro Octaviani Luis, deu aval ao projeto, afirmando que “a existência de um sistema de cobrança de royalties efetivo é condição fundamental para a atuação de empresas desenvolvedoras de tecnologia no Brasil e, inclusive, para o desenvolvimento de um mercado de biotecnologia nacional”. Assim entendeu que a criação da nova JV não constitui em nenhuma ameaça à livre concorrência, mesmo sendo as empresas que a compõem concorrentes entre si.

Veja aqui.


Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares