Rápida necrose em buva ocorre com o uso de outros herbicidas auxínicos além do 2,4-D?
A buva (Conyza spp.) é uma das principais plantas daninha na cultura da soja, causando perdas de produtividade significativas pela matocompetição com a cultura. Além a alta produção de sementes e dispersão facilitada, a planta daninha é de complexo manejo, apresentando resistência a diversos herbicidas inclusive o glifosato, herbicida mais utilizado no controle de plantas daninhas na soja RR.
Confira o texto e o vídeo completos aqui.
Soja brasileira tem tecnologia para aumento de produção sem pressão por áreas de florestas
O desenvolvimento de tecnologias próprias permite ao Brasil, líder mundial na produção de soja, produzir o grão com sustentabilidade e sem pressionar as áreas de florestas, mesmo considerando os cenários de aumento de demanda do grão nos próximos anos. A análise apresentada em 2019 por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) continua válida e responde parte dos questionamentos internacionais sobre o sistema produtivo brasileiro. Com o título “O aumento da produção brasileira de soja representa uma ameaça para a floresta amazônica?”, o estudo analisa se as perspectivas de aumento de demanda global, poderiam causar maior pressão sobre a floresta amazônica, como tem sido sugerido no ambiente internacional.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
Enfezamento no milho: doença silenciosa de danos alarmantes
Os enfezamentos são doenças causadas por microrganismos denominados molicutes que infectam plantas de milho, esses microrganismos são um espiroplasma (Spiroplasma kunkelii) e um fitoplasma (Maize bushy stunt). O enfezamento-pálido é causado pelo espiroplasma, enquanto o enfezamento-vermelho é causado pelo fitoplasma. Os molicutes invadem sistemicamente e multiplicam-se nos tecidos do floema da planta de milho e são transmitidos de plantas doentes para plantas sadias, pela cigarrinha Dalbulus maidis, sendo essa o principal vetor da doença (Embrapa).
Confira a nota completa aqui.
Níquel: Micronutriente e ferramenta de manejo
O Níquel é absorvido pelas plantas na forma solúvel (Ni2+), sendo prontamente móvel; preferencialmente esse nutriente é translocado para a produção de sementes, mas exerce outras funções nas plantas, sendo constituinte insubstituível da enzima urease, pois contém Níquel em seu núcleo, sendo essencial para a conversão de ureia em amônio (IPNI). Sendo assim, pode-se dizer que o Níquel está envolvido no processo de fixação biológica de Nitrogênio (FBN), sendo importante para culturas que realizam esse processo a exemplo da soja (Rodak et al., 2013).
Confira o texto completo aqui.
BASF desenvolve variedades de soja com nova tecnologia para o controle de lagartas e plantas daninhas
Para a safra 2021/22, a BASF apresenta ao mercado 13 variedades de sementes de soja. Os lançamentos contam com a tecnologia Intacta2 Xtend para o controle de lagartas e plantas daninhas, mais a genética diferenciada desenvolvida pela BASF. Os agricultores vão poder escolher as variedades que mais se adaptam às características de cultivo das regiões em que produzem.
Confira a notícia completa aqui.