Em vídeo divulgado no canal do Youtube Professores Alfredo & Leandro Albrecht, Corina Colombari, integrante do grupo Supra Pesquisa e pesquisadora da UFPR, explica as características gerais dos herbicidas que atuam na Inibição da acetil CoA carboxilase (ACCase).


Veja também: Herbicidas Inibidores da ACCase


O Supra Pesquisa vem elaborando uma série de episódios que explicam sobre os mecanismos de ação dos principais herbicidas utilizados atualmente para o controle de plantas daninhas nas lavouras. Os episódios estão sendo lançados sempre aos domingos, no canal do Youtube do Supra Pesquisa.

No segundo episódio, a pesquisadora e integrante do grupo, Corina Colombari, explicou sobre as principais características dos herbicidas Inibidores da ACCase.

No vídeo, a pesquisadora destaca que os Inibidores da ACCase são também conhecidos como graminicidas, devido à característica de serem eficientes apenas para as gramíneas.

Esses herbicidas atuam, dentro da planta, no cloroplasto, inibindo a enzima Acetil-Co A carboxilase, que irá impedir a síntese de lipídios e consequentemente a formação de membranas.

Dessa forma, os sintomas que podem ser observados nas plantas são:

  • Clorose nas folhas mais novas;
  • Clorose com uma coloração mais avermelhada nas folhas mais velhas;
  • Coração morto, apresentando a morte do meristema apical;
  • O meristema apical passa a ter uma coloração mais amarronzada e se destaca facilmente da do restante da planta.

Esse mecanismo de ação possui dois grupos importantes, que são os DIMs e os FOPs. No Grupo dos DIMs pode-se destacar o Ingrediente ativo Clethodim e no grupo dos FOPs o Haloxyfop, por exemplo.

Você pode consultar todos os ingredientes ativos que compõem os Inibidores da ACCase, acessando o texto: Herbicidas Inibidores da ACCase.

Confira o vídeo abaixo.


Veja também: Herbicidas: mecanismos de ação e modo de ação


Inscreva-se agora no canal dos Professores Alfredo & Leandro Albrechtaqui.




Elaboração: Engenheira Agrônoma Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.