Em vídeo divulgado no canal do Youtube Professores Alfredo & Leandro Albrecht, Giuzeppe Caneppele, integrante do grupo Supra Pesquisa da UFPR, explica as características principais dos herbicidas que atuam na Inibição da Glutamina Sintetase (GS).


Veja também: Herbicidas Inibidores da glutamina sintetase (GS)


O Supra Pesquisa vem elaborando uma série de episódios que explicam sobre os mecanismos de ação dos principais herbicidas utilizados atualmente para o controle de plantas daninhas nas lavouras. Os episódios estão sendo lançados sempre aos domingos, no canal do Youtube do Supra Pesquisa.

No terceiro episódio da série, o integrante do grupo, Giuzeppe Caneppele, explicou sobre as principais características dos herbicidas Inibidores da Glutamina Sintetase (GS).

Conforme explicado no vídeo, esse grupo contém o herbicida não seletivo e de contato Glufosinato de Amônio. Esse herbicida ocasiona a inibição da enzima Glutamina Sintetase que realiza a reciclagem da amônia e também a transformação do Glutamato em Glutamina ocasionando o acúmulo de amônio na planta.

Esse acúmulo de amônio na planta acaba impedindo que ocorra a fotossíntese, levando a planta à morte.

Os principais sintomas ocasionados por essa inibição da fotossíntese são a clorose seguida de necrose, onde o primeiro sintoma de intoxicação é o amarelecimento das folhas e outros tecidos verdes da planta e após isso ocorre o murchamento e morte da planta, entre 7 e 14 dias após a aplicação.

Ainda não existem relatos de plantas daninhas resistentes a este mecanismo de ação no Brasil, no entanto, no mundo já temos 7 casos, referentes a 4 espécies de plantas daninhas. Para saber quais são essas plantas e o local em que a resistência ocorre clique aqui.

Confira o vídeo abaixo.


Veja também: Herbicidas: mecanismos de ação e modo de ação


Inscreva-se agora no canal dos Professores Alfredo & Leandro Albrechtaqui.



Elaboração: Engenheira Agrônoma Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.