InícioDestaqueMancha purpura na colheita pode ser indicativo de perda de produtividade

Mancha purpura na colheita pode ser indicativo de perda de produtividade

Uma das doenças de final de ciclo mais comuns na cultura da soja é o crestamento foliar causado por fungos do gênero Cercospora, sendo o mais comum, o fungo Cercospora kikuchii.

Sintomas

Segundo Soares et al. (2023), nas folhas, principais sintomas consistem no surgimento de pontuações escuras, castanho-avermelhadas, com bordas difusas, as quais coalescem e formam grandes manchas escuras que resultam em severo crestamento e desfolha prematura (figura 1-A). Nas vagens, aparecem pontuações vermelhas que evoluem para manchas castanho-avermelhadas. Através da vagem, o fungo atinge a semente e causa a mancha púrpura no tegumento (Figura 1-B).

Figura 1. Crestamento foliar (A) e mancha púrpura (B) em sementes de soja.
Fotos: Daren Mueller, Iowa State University, Bugwood.org
Danos

Os danos em decorrência do crestamento foliar de cercospora em soja variam em função do estádio de desenvolvimento da planta acometida e severidade da doença, no entanto, conforme destacado por (Araujo Junior, 2021), podem variar de 15% a 30%, podendo chegar a 50%, caso as condições ambientais favoreçam o desenvolvimento da doença e sua ocorrência predomine durante o período de enchimento de grãos.

Com relação a qualidade fisiológica das sementes de soja, a influência da mancha púrpura divide opiniões. Galli et al. (2005), assim como Henning et al. (2014) e Goulart (2018) afirmam que não há efeito negativo da doença na qualidade fisiológica das sementes de soja, tão pouco influência na germinação das sementes, no entanto, Dorneles et al. (2021), assim como Souza & Martins (2023) obtiveram resultados que demonstram que sementes contendo mancha purpura tendem a apresentar menor qualidade fisiológica.

Vale destacar que essa influência da mancha purpura sobre a qualidade fisiológica das sementes de soja também pode estar relaciona as condições ambientais durante o desenvolvimento da doença e/ou final do ciclo da soja, tais como elevada umidade e temperaturas, o que pode acelerar o processo de deterioração das sementes. No entanto, por via de dúvida, é melhor estabelecer práticas de manejo que priorizem o controle da cercospora em soja, evitando a elevada incidência da mancha purpura nas sementes.



Manejo

A presença de mancha purpura na colheita da soja pode servir como alerta para o manejo das próximas safras. Essa mancha indica que houve a incidência da doença durante o ciclo da soja, podendo ter exercido efeito sobre a produtividade da cultura.

Embora normalmente o crestamento esteja relacionado ao final do ciclo da soja, o fungo pode infectar a soja ainda nos estádios iniciais do desenvolvimento da cultura. O uso de sementes infectadas constitui uma das principais portas de entrada da doença na lavoura, sendo assim, o uso de sementes sadias (livres da mancha púrpura) constitui uma das principais medidas de manejo da doença.

Além disso, deve-se pensar no posicionamento de fungicidas para o controle do crestamento foliar de cercospora ainda no início do ciclo da soja, especialmente quando há o uso de sementes salvas para o estabelecimento da lavoura. Outra medida importante consiste no tratamento de sementes com fungicidas. Conforme observado por Souza & Martins (2023), sementes contendo mancha purpura tratadas com fungicidas tendem a apresentar melhor qualidade fisiológica em comparação a sementes infectadas não tratadas.

Lembre-se, a presença de mancha purpura na colheita indica perda de produtividade durante o ciclo da soja. Logo, é necessário analisar as estratégias de manejo adotadas durante o ciclo da cultura, visando mitigar os efeitos da cercospora na safra seguinte.


Veja mais: Eficiência de fungicidas no controle de doenças de final de ciclo da soja



Referências:

ARAÚJO JÚNIOR, I. P. CONTROLE QUÍMICO DE MANCHAS FOLIARES EM DIFERENTES CULTIVARES DE SOJA. Universidade Federal de Uberlândia, Dissertação de Mestrado, 2021. Disponível em: < https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33377/4/ControleQuimicoManchasSoja.pdf >, acesso em: 23/04/2024.

DORNELES, K. R. et al. QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA COM MANCHA PÚRPURA. ACSA, Patos-PB, v.17, n.1, p. 23-28, janeiro-março, 2021. Disponível em: < http://revistas.ufcg.edu.br/acsa/index.php/ACSA/article/view/1251/pdf >, acesso em: 23/04/2024.

GALLI, J. A. et al. EFEITO DE Colletotrichum dematium VAR. Truncata E Cercospora kikuchii NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA. Revista Brasileira de Sementes, 2005. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbs/a/pD3DmTm4JGRLVtVCZ63y4zC/?format=pdf&lang=pt >, acesso em: 23/04/2024.

GOULART, A. C. P. FUNGOS EM SEMENTES DE SOJA: DETECÇÃO, IMPORTÂNCIA E COTROLE. Embrapa, 2018. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/184748/1/LIVRO-DOENCAS-FINAL.pdf >, a cesso em: 23/04/2024.

HENNING, A. A. et al. MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE SOJA. Embrapa, Documentos, n. 256, 2014. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/105942/1/Doc256-OL.pdf >, a cesso em: 23/04/2024.

SOARES, R. M. et al. MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE SOJA. Embrapa, Documentos, n. 256, ed. 6, 2023. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1158639 >, acesso em: 23/04/2024.

SOUSA, N. T.; MARTINS, K. V. QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA COM E SEM INCIDÊNCIA DE Cercospora kikuchii. Revista Cerrado Agrociências, 2023. Disponível em: < https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cerradoagrociencias/article/view/3052/3057 >, acesso em: 23/04/2024.

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares