O controle de plantas daninhas é essencial para reduzir as perdas de produtividade em função da matocompetição. Além disso diversas plantas daninhas podem atuar como plantas hospedeiras, servindo como ponte verde para a sobrevivência de pragas e doenças durante os períodos entressafra das culturas agrícolas.

Uma dessas plantas daninhas é o milho voluntário. Popularmente conhecido como milho tiguera, durante os períodos entressafra, as plantas voluntárias de milho atuam como hospedeiras de pragas e doenças, dentre elas a cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), responsável pela transmissão dos enfezamentos do milho.

O milho é o único hospedeiro conhecido da cigarrinha Dalbulus maidis no Brasil (Cota et al., 2021). Essa cigarrinha é o vetor de transmissão dos enfezamentos. Os enfezamentos são causados pela infecção da planta por microrganismos denominados molicutes, que são um espiroplasma (Spiroplasma kunkelii) e um fitoplasma (Maize bushy stunt), que causam respectivamente o enfezamento-pálido e o enfezamento-vermelho (Embrapa).

Plantas afetadas pelos enfezamentos apresentam sintomas como folhas amareladas e/ou avermelhadas, estrias cloróticas nas folhas, perfilhamento, encurtamento dos entrenós, redução do porte das plantas, proliferação de espigas, espigas com menor desenvolvimento ou deformadas, grãos chochos, acamamento e morte prematura das plantas (Alves et al., 2020).


undefined

Figura 1. Redução do tamanho de espigas e problemas de polinização/granação em plantas afetadas por enfezamentos.
Foto: Felipe Souto

Considerando que a cigarrinha-do-milho é a principal responsável pela transmissão dos enfezamentos, e que as plantas voluntárias servem como ponte verde para a sobrevivência dessa praga (figura 2), o controle das plantas voluntárias de milho é uma das principais estratégias de manejo no combate aos enfezamentos.

Figura 2. Cartucho infestado pela cigarrinha-do-milho.
Foto: Fundação MT

Com isso em vista, o monitoramento das áreas agrícolas durante o período entressafra é fundamental para identificar a necessidade de controle das plantas de milho tiguera, reduzindo as populações sobreviventes da cigarrinha-do-milho.

Em uma iniciativa pioneira para proteger as lavouras de milho, a Rede Técnica Cooperativa (RTC) lançou um projeto voltado para o combate ao milho voluntário. O projeto busca engajar o sistema cooperativo do Rio Grande do Sul e todos os agricultores e partes interessadas do setor na luta contra a cigarrinha-do-milho. A estratégia envolve a disseminação de informações e técnicas para eliminar as plantas voluntárias de milho, interrompendo o ciclo de vida da praga (RTC, 2024).

Conforme atualizações do projeto “Combate ao Milho Voluntário”, grande parte da região Norte do Rio Grande do Sul apresenta infectividade de plantas de milho voluntárias ao complexo de bactérias e viroses que podem ser transmitidas ao milho safra nos próximos meses, incluindo os fitoplasmas causadores dos enfezamentos.

Figura 3. Atualizações de infectividade em plantas voluntárias de milho no RS – Atualizado em 17/07/2024.
Fonte: RTC

Com base nos aspectos observados, fica evidente a necessidade de intensificar o controle do milho tiguera para reduzir a proliferações de doenças nas safras seguintes, especialmente no que diz respeito aos enfezamentos no milho. Além disso vale lembrar que as plantas voluntárias de milho apresentam grande habilidade competitiva, afetando a produtividade da cultura atual, o que torna ainda mais importante o controle dessa planta daninha.


Veja mais: Qual o nível de controle da cigarrinha-do-milho?



Referências:

ALVES, A. P. et al. GUIA DE BOAS PRÁTICAS PARA O MANEJO DOS ENFEZAMENTOS E DA CIGARRINHA-DO-MILHO. Embrapa, Croplife Brasil, 2020. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/220559/1/Charles-Guia-Boas-Praticas-Cigarinha-do-Milho.pdf >, acesso em: 17/07/2024.

COTA, L. V. et al. MANEJO DA CIGARRINHA E ENFEZAMENTOS NA CULTURA DO MILHO. Embrapa Milho e Sorgo, 2021. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1130346/manejo-da-cigarrinha-e-enfezamentos-na-cultura-do-milho >, acesso em: 17/07/2024.

EMBRAPA. ENFEZAMENTOS POR MOLICUTES E CIGARRINHA NO MILHO. Embrapa, Controle da Cigarrinha do Milho. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/controle-da-cigarrinha-do-milho >, acesso em: 17/07/2024.

RTC. COMBATE AO MILHO VOLUNTÁRIO RTC. Rede Técnica Cooperativa, 2024. Disponível em: < https://www.instagram.com/p/C9heWnNRQin/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== >, acesso em: 17/07/2024.

RTC. RTC LANÇA PROJETO DE COMBATE AO MILHO VOLUNTÁRIO. Rede Técnica Cooperativa, 2024. Disponível em: < https://rtc.coop.br/noticias/acessar/2024-05-31-rtc-lana-projeto-de-combate-ao-milho-voluntrio >, acesso em: 17/07/2024.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.