O nitrogênio é o macronutriente mais requerido pela cultura da soja, sendo extraídos em média 80 kg por tonelada de grãos produzidos (Nutri Safras, 2019). Sendo assim, o adequado aporte do nutriente é essencial para a obtenção de altas produtividades de soja, podendo a deficiência do nitrogênio, limitar a produção da cultura.

Felizmente, o processo de fixação biológica de nitrogênio (FBN) é capaz de fornecer todo nitrogênio necessário para produtividades médias de até 3.600 kg.ha-1 (Gitti, 2016), sem a necessidade de suplementação com fertilizantes nitrogenados. O Processo de fixação biológica de nitrogênio consiste em um processo simbiótico entre a planta de soja e bactérias fixadoras de nitrogênio, no qual o nitrogênio atmosférico é convertido em formas assimiláveis pela planta e prontamente disponível a ela (Embrapa).

Normalmente essa simbiose ocorre entre plantas da família Fabaceae (leguminosas) e bactérias do gênero Bradyrhizobium. Originalmente essas bactérias podem ser encontradas no solo, contudo, nem sempre em quantidades suficientes para suprir todas as exigências de Nitrogênio da soja por meio da FBN, sendo necessário reforçar a população dessas bactérias por meio da inoculação da soja.

Como resultado visual do complexo processo de FBN, é possível observar a formação de nódulos nas raízes da soja. As bactérias fixadoras de nitrogênio penetram na raiz da soja, provocando o crescimento de células específicas da planta, formando nódulos onde as bactérias se alojam (Hungria; Campo; Mendes., 2001). O interior dos nódulos apresenta coloração rosácea em função da presença da leghemoglobina, cuja principal função é a transporte de oxigênio. Logo, nódulos com a coloração rosácea em seu interior podem ser compreendidos como nódulos saudáveis.

Figura 1. Corte transversal de nódulo de FBN saudável.

Fonte: EMBRAPA

Além da adequada inoculação da soja e de um eficiente processo de FBN, para a obtenção de altas produtividades de soja é essencial obter uma quantidade adequada de nódulos por planta, estando o número e massa de nódulos intimamente relacionados com a capacidade de fixação biológica de nitrogênio, e consequentemente, com o fornecimento do nutriente para a planta.

Qual o número ideal de nódulos de FBN?

Para observar o número de nódulos da FBN é necessário realizar a análise da raiz da soja, conforme destacado por Hungria; Campo; Mendes (2001), atributos como tamanho de nódulos e quantidade são essenciais para um adequado processo de fixação biológica de nitrogênio, sendo ideal que se observe nódulos de tamanho igual ou superior a 2 mm.

Já com relação ao número de nódulos, na época do florescimento, uma planta de soja bem nodulada deve mostrar no campo, entre 15 e 30 nódulos ou 100 a 200 mg de nódulos secos por planta. Os nódulos podem continuar ativos mesmo durante o período de enchimento de grãos, onde logo após, se inicia o período de senescência, sendo possível observar uma alteração da coloração da leghemoglobina para tons esverdeados ou marrons (Hungria; Campo; Mendes, 2001).


Veja mais: Coinoculação da soja, uma ferramenta de baixo custo e bons resultados



Referências:

EMBRAPA. FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO. Disponível em: < https://www.embrapa.br/tema-fixacao-biologica-de-nitrogenio/perguntas-e-respostas >, acesso em: 30/09/2021.

GITTI, D. C. INOCULAÇÃO E COINOCULAÇÃO NA CULTURA DA SOJA. Fundação MS, Tecnologia e Produção: Soja 2015/2016, 2016. Disponível em: < https://www.fundacaoms.org.br/base/www/fundacaoms.org.br/media/attachments/234/234/newarchive-234.pdf >, acesso em: 30/09/2021.

HUNGRIA, M.; CAMPO, R. J.; MENDES, I. C. FIXAÇÃO BIOLÓGICA DO NITROGÊNIO NA CULTURA DA SOJA. Embrapa Soja, Circular Técnica, n. 35; Embrapa Cerrados, Circular Técnica, n. 13, 2001. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPSO/18515/1/circTec35.pdf >, acesso em: 30/09/2021.

NUTRIÇÃO DE SAFRAS. TABELA DE EXTRAÇÃO E EXPORTAÇÃO DOS NUTRIENTES NA CULTURA DA SOJA. 2019. Disponível em: < https://nutricaodesafras.com.br/tabela-de-extracao-e-exportacao-dos-nutrientes-na-cultura-do-soja/ >, acesso em: 30/09/2021.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.