Seguimos falando dos gigantes dos mares desta vez, um maior ainda esta atracado no Paraná. Foi noticiado que o porto de Paranaguá, irá fazer outro carregamento histórico com 13 mil toneladas a mais que seu ultimo carregamento recorde.Navio carrega 103 mil toneladas de farelo no Porto de Paranaguá. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Atracou no corredor de exportação do porto nesta segunda feira 08/06 o navio com bandeira das ilhas Marshal, o Pacific South, vindo do porto de Xangai na China, para carregar incríveis 103 mil toneladas de farelo de soja com destino o porto de Amsterdã na Holanda. São mais de 1.800 Bitrem ou quase 2.500 carretas de 3 eixos que serão carregadas neste navio.

O maior carregamento até então tinha sido feito a um ano atrás no navio com bandeira chinesa Lan Hua Hai, este tem 254 m de comprimento, que transportou 90 mil toneladas de farelo também para o porto holandês. Desta vez o gigante dos mares, fabricado em 2012, tem nada mais nada menos que um Comprimento de fora a fora (LOA) x Largura extrema: 291.8 x 45 m

Navio carrega 103 mil toneladas de farelo no Porto de Paranaguá. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

O tempo de carregamento previsto se as condições do tempo favorecerem é de 5 dias, segundo informações do porto do total de farelo exportado, cerca de 84 mil toneladas de são da Coamo, 15 mil vem da Cotriguaçu, e 4 mil toneladas dos silos públicos.

Capacidade de operação do Porto:

CAPACIDADE – No Corredor, são seis shiploaders (carregadores de navio) com capacidade para carregar cerca de mil toneladas por hora. Os equipamentos carregam, por esteiras, a carga de 11 diferentes terminais.

O Corredor de Exportação é formado por nove terminais privados: Cargill, AGTL, Interalli, Centro Sul, Coamo, Louis Dreyfus, Cotriguaçu, Cimbesul e Rocha. Além de dois terminais públicos: um silo vertical, com capacidade estática de cem mil toneladas, e um silo horizontal, com capacidade total de 60 mil toneladas.

Como afirma Luiz Fernando, esse modelo adotado, de vários terminais interligados para carregar em três berços prioritários, permite os embarques simultâneos em um único navio, o que cria maior flexibilidade de utilização de capacidade estática de cada terminal e permite uma maior produtividade de cada berço.



Redação:  Equipe Mais Soja

Foto de Capa: AEN Paraná

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