Trabalhos a campo se intensificam e colheita atinge 20,9% dá área cultivada.
Em MT, as condições climáticas favoreceram a colheita. As produtividades foram melhores comparadas às colhidas anteriormente. No RS, observam-se sintomas de deficit hídrico, comprometendo o potencial produtivo em algumas regiões.
No PR, foram observadas boas condições para as operações de colheita. Predominam lavouras com bom desenvolvimento. Em GO, a colheita no Sudoeste está mais avançada em relação à última safra. As lavouras mais tardias continuam se beneficiando das boas precipitações.
Em MS, as chuvas proporcionaram umidade suficiente no solo para o florescimento e o enchimento de grãos. Em MG, as operações de colheita ocorrem sem atraso. Na BA, as lavouras apresentam bom desenvolvimento. No entanto, as áreas irrigadas, semeadas precocemente, foram impactadas pelos efeitos das altas temperaturas.
No TO, a colheita está transcorrendo normalmente. Observa-se antecipação no ciclo, devido às questões climáticas. No MA, o plantio continua e segue atrasado. No PI, as lavouras estão com bom desenvolvimento. A maioria está em enchimento de grãos. No PA, o plantio foi finalizado no polo de Paragominas e as precipitações favoreceram o desenvolvimento.
Previsão Agrometeorológica* (12/02/2024 a 16/02/2024)
Norte/Nordeste: São previstas chuvas com volumes maiores que 50 mm em quase toda a região Norte, com exceção de RR e do Noroeste do PA, onde praticamente não haverá precipitações. Há possibilidade de chuvas intensas no MA, PI, Oeste e Sul da BA. No Matopiba, a manutenção da umidade no solo continuará beneficiando o desenvolvimento das lavouras. Nas demais áreas, também há previsão de chuvas, destacando-se o Sertão de PE e Sul do CE. No entanto, a umidade no solo permanecerá baixa no Semiárido.
Centro-Oeste: Há previsão de chuvas fortes, com volumes maiores que 70 mm, principalmente, em áreas de MT e GO. A umidade no solo continuará contribuindo com o desenvolvimento dos cultivos de primeira e segunda safra. Em MS, menores acumulados
favorecerão as lavouras de soja em maturação e colheita.
Sudeste: Chuvas intensas, com volumes maiores que 60 mm, são previstas no Noroeste e Nordeste de MG, no ES e Leste de SP. Nas demais áreas, os acumulados serão baixos, podendo superar 30 mm. No geral, as condições de umidade se manterão favoráveis para os cultivos de primeira safra, bem como para as lavouras de café e cana-de-açúcar, exceto para algumas regiões de SP.
Sul: São previstas poucas chuvas na região. Devido à umidade disponível no solo, as condições deverão ser favoráveis ao manejo e desenvolvimento da maior parte das lavouras em estágios reprodutivos no PR e SC, além da colheita dos cultivos de primeira safra e da semeadura dos cultivos de segunda safra. No RS, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras de sequeiro, devido os baixos volumes de chuvas e às altas temperaturas.
Fonte: Conab
Confira o Acompanhamento das Lavouras – 05/02 a 11/02/24 completo, clicando aqui.