O GMR é um conceito importante para definir o posicionamento de uma cultivar de soja, pensando na máxima eficiência do uso de recursos e para alcançar altas produtividades. O conceito de GMR foi desenvolvido nos Estados Unidos e no Canada e se tornou o padrão para definir a adaptação de cultivares de soja ao fotoperíodo de uma região. Ao total existem 13 GMRs, começando com o triplo zero (000) para as cultivares adaptadas a regiões onde os dias são longos e o verão é curto (como por exemplo o Canada e o norte dos Estados Unidos), até o GMR 10, adaptado para regiões tropicais, com dias curtos (12 horas de sol) e pouca variação do fotoperíodo ao longo do ano. No trabalho desenvolvido por Alliprandini e seus colaboradores em 2009, foi realizada a primeira avaliação de cultivares de soja brasileira ao sistema de classificação norte americano.
Figura 1. Grupos de maturidade relativa de soja preferenciais para as regiões produtoras de soja do Brasil. Para mais informações clique aqui.
A partir dos resultados encontrados por Alliprandini foram definidos os GMRs mais indicados para o cultivo da soja em cada região do Brasil e o período equivalente em dias, desde a emergência até a maturação (maturação foi considerada quando 95% das vagens estavam maduras). Como exemplo, para a região sul do Brasil uma cultivar com 120 dias ciclo apresentou um GMR próximo de 6.0. Para a região Centro-Oeste, uma cultivar com 120 dias ciclo apresentou um GMR próximo a 8.0. De acordo com os resultados desse trabalho, uma mesma região a cada ponto a mais no GMR (cultivar GMR 7.0 vs GMR 8.0), o período emergência até a maturação pode aumentar até 18 dias na região Centro Oeste e 15 dias na região Sul do Brasil.
Como exemplo prático, um produtor que costuma semear uma cultivar de GMR 6.0 na região Sul e tem interesse em introduzir uma cultivar de GMR 5.5, pode estimar que a maturação da lavoura ocorrerá uma semana antes em relação a cultivar de GMR 6.0. Através dessa informação é possível melhorar o planejamento da propriedade, ajustando a janela de semeadura e estimando a janela de colheita.
A partir desse trabalho, a classificação das cultivares de soja passou a ser definida utilizando o GMR ao invés do antigo sistema de classificação de cultivares (precoce, médio e tardio). Os GMRs preferenciais para a Região Sul variam de 5.0 a 8.0 e para a região Centro Oeste de 7.0 a 9.0 e próximo ao Equador de 9.0 a 10.0.
Redação: Michel Rocha da Silva
Para conseguir uma semente de soja grm na faixa de 5grm a 8 grm quais variedades ou como consegue???
[…] M. R. SOJA: O QUE É GMR? Mais Soja, […]