No RS, as primeiras lavouras colhidas, antes das chuvas, apresentaram produtividade menor do que a esperada inicialmente, mas com boa qualidade. Contudo, o trigo colhido após as chuvas apresentou redução de PH.

Em áreas pontuais, verificaram-se germinação do grão na espiga, além do aumento da incidência de doenças. As chuvas de baixa intensidade interromperam a colheita no Alto Uruguai e em parte da Fronteira Oeste. No PR, em algumas regiões, a chuva interrompeu as operações de colheita.

Em SP, a colheita está sendo concluída. Em SC, a maioria das lavouras está na fase enchimento de grãos e as mais precoces foram colhidas. A condição das lavouras é considerada boa. Está sendo realizado o manejo fitossanitário e a adubação foliar. Em GO, a colheita está sendo encerrada.

Previsão Agrometeorológica de 21/10/2024 a 28/10/2024

Norte-Nordeste: Há previsão de volumes significativos de chuva no Oeste e Noroeste do AM. No AC, em RO, na metade Sul do PA e no TO, também há previsão de chuvas, mas os volumes serão menores. No Matopiba, as chuvas irregulares manterão a umidade no solo baixa para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra em áreas não irrigadas. No Sealba, as condições continuarão favoráveis para a colheita do milho terceira safra.

Centro Oeste: As chuvas continuarão a ocorrer na região e se intensificarão em MS, propiciando uma maior recuperação da umidade no solo no Norte do estado, onde ainda há áreas com baixa disponibilidade hídrica. As condições serão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra na região.

Sudeste: Há previsão de bons volumes de chuva na região, com exceção do Norte de MG, onde as precipitações continuarão irregulares. No geral, as condições serão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além das floradas do café e da rebrota e do crescimento da cana-de-açúcar. No Norte de MG, ainda faltará umidade no solo para a implantação das lavouras.

Sul: São esperados volumes significativos de chuva no PR, que favorecerão os cultivos de primeira safra, mas poderão causar restrições por excesso ao trigo em maturação e colheita. Devido à redução das chuvas e à umidade disponível no solo, as condições também serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de inverno e de primeira safra em SC e no RS.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 21 de Outubro de 2024 completo, clicando aqui!

Fonte: CONAB



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.