InícioDestaqueTrigo/BR: Colheita das lavouras está em progresso, atingindo 11,6% das áreas cultivadas

Trigo/BR: Colheita das lavouras está em progresso, atingindo 11,6% das áreas cultivadas

No RS, as lavouras estão no início da fase de enchimento de grãos e apresentam desenvolvimento satisfatório. As geadas atingiram as baixadas no Alto Uruguai, Fronteira Oeste e Missões sem prejudicar a cultura. Na região Nordeste, as geadas foram mais fortes e algumas lavouras estavam em florescimento. Em algumas áreas, observa-se que a escassez de chuvas regulares tem afetado o desenvolvimento das lavouras. As temperaturas baixas, a nebulosidade e a umidade do solo adequada colaboraram para o porte baixo do trigo.

No PR, parte das lavouras nas regiões Noroeste, Norte Pioneiro, Norte e parte do Centro-Oriental, Centro-Sul e Centro-Ocidental foram prejudicadas pelos menores índices de precipitação, dos últimos meses, assim como pelas geadas.

Em SP, iniciou a colheita. As lavouras apresentam os efeitos do longo período de seca e altas temperaturas. Em SC, o registro de precipitações, em todas as regiões, foi benéfico para os cultivos. As lavouras apresentam desenvolvimento satisfatório e verifica-se, em algumas áreas, manchas foliares, mas que foram controladas tempestivamente. Na BA, as lavouras apresentam bom desenvolvimento.

Em MG, a colheita do trigo sequeiro está encerrada. A produtividade e a qualidade foram afetadas pelo clima seco e quente, principalmente, na região do Cerrado Mineiro. Nas lavouras irrigadas, o desenvolvimento e a produção são satisfatórias.

Em GO, a colheita do trigo irrigado está progredindo e verificam-se boas produtividades e qualidade de grãos. Em MS, a seca prolongada afetou negativamente o desenvolvimento das lavouras.

Previsão Agrometeorológica de 02/09/2024 a 09/09/2024

Norte-Nordeste: No Noroeste do AM e em RR, são esperados volumes de chuva de até 40 mm. Nas demais áreas da região Norte, não haverá precipitação. Na região Nordeste, haverá pouca chuva na faixa Leste, que será insuficiente para a manutenção da umidade no solo na região do Sealba, inclusive nas áreas mais próximas ao litoral. A restrição hídrica continuará no milho terceira safra que ainda se encontra em enchimento de grãos. Para as lavouras em maturação e colheita, as condições serão favoráveis.

Centro Oeste: Uma onda de calor deixará o tempo ainda mais quente e seco na região, com alto risco de queimadas. As condições continuarão benéficas para a finalização da colheita do algodão e a qualidade das fibras. No Sul de MS, a baixa umidade continuará restringindo as poucas áreas de trigo ainda em enchimento de grãos.

Sudeste: O clima permanecerá quente e seco em toda a região. Há possibilidade de chuvas esporádicas apenas no Leste de SP e em algumas áreas do RJ e ES. Apesar do risco de queimadas, as condições continuarão favoráveis para maturação e colheita das áreas de trigo irrigado em MG e das lavouras de SP. A maturação e colheita da cana-de açúcar também será favorecida.

Sul: Há previsão de chuva a partir do meio da semana na maior parte da região, com volumes que podem alcançar 40 mm em áreas do RS. Essas chuvas contribuirão para a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento dos cultivos de inverno. As temperaturas devem se elevar no final da semana, favorecendo também a implantação do milho primeira safra no RS. No Oeste e Norte do Paraná, deverá haver restrição hídrica ao trigo em floração e enchimento de grãos.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras completo, clicando aqui!

Fonte: CONAB



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares