Com data definida de banimento do Brasil para 22 de setembro de 2020, o ingrediente ativo Paraquate deixa de ser uma opção no controle de plantas daninhas e no manejo da resistência dessas.  O Paraquate é um herbicida de contato não seletivo com função de combater plantas daninhas, que atua mediante mecanismos de indução do estresse oxidativo pela produção aumentada de radicais livres associados à depleção dos sistemas antioxidantes do organismo (Martins, 2013).

Veja também: Paraquate: Anvisa mantém data para banimento

É considerado um herbicida não seletivo de contato pertencente ao grupo químico Bipiridílo. O herbicida é utilizado em pós-emergência para o controle de plantas daninhas, podendo ser utilizado no controle dirigido de plantas daninhas, antes da semeadura no sistema plantio direto ou também na dessecação de culturas agrícolas.

Com a determinação da Anvisa, a comercialização, importação e uso do herbicida fica proibida em território nacional a partir de 22 de setembro de 2020. O fato torna necessária a busca por alternativas para a substituição do Paraquate no controle e manejo da resistência de plantas daninhas nos cultivos agrícolas.

Dentre as alternativas disponíveis no mercado de herbicidas, alguns candidatos despontam para substituir o papel até então ocupado pelo Paraquate são os herbicidas Diquate e o Glufosinato. Ambos são considerados herbicidas pós-emergentes não seletivos e que podem ser utilizados na dessecação de áreas de cultivo e culturas agrícolas.



Assim como o Paraquate, o Diquate atua como inibidor da fotossíntese ao nível do fotossistema I (FSI), sendo o herbicida mais indicado para substituição do Paraquate. Já o Glufosinato atua inibindo a síntese da enzima Glutamina Sintetase (GS).

Efeito em ervas daninhas destes mecanismos de ação:

Inibição do fotossistema I (FSI): Paraquate e Diquate

  • A fotossíntese é afetada levando à destruição das membranas celulares, o efeito específico é muito mais rápido do que outros desidratantes
  • As folhas amarelam e ressecam especialmente rápido na luz solar
  • Espectro muito amplo de ervas daninhas controladas; somente aplicação foliar; inativados e imobilizados em contato com o solo; exclusivo de paraquat e diquat.

Glutamina sintetase: glufosinato

  • Provoca acúmulo de amônia, que destrói as membranas celulares e para a fotorrespiração e a fotossíntese por privação de doadores de aminoácidos
  • Os brotos amarelam e ressecam, porém mais lentamente do que com paraquat
  • Controla um amplo espectro de ervas daninhas jovens apenas com pulverizações foliares; exclusivo do glufosinato.

Quer saber mais sobre mecanismos de ação, e possíveis substitutos? Clique aqui.

Ambos os herbicidas não apresentam seletividade, entretanto, novas tecnologias como a modificação genéticas presente em algumas cultivares e/ou variedades de milho, soja e algodão possibilita a utilização do Glufosinato com um herbicida seletivo. Trata-se da tecnologia LibertyLink® que permite a utilização do herbicida LIBERTY® em culturas com a tecnologia e tolerância ao herbicida, sendo uma ferramenta promissora no manejo integrado de plantas daninhas.

Embora banido o Paraquat, outras ferramentas podem ser utilizadas no controle de plantas daninhas com eficiência semelhante, entretanto, cabe destacar que algumas ferramentas podem representar maior custo de produção, o que torna necessário o planejamento do sistema de produção visando a sustentabilidade e rentabilidade do cultivo. Para auxiliar no planejamento, confirma abaixo a tabela de herbicidas com seus respectivos mecanismos de ação.

Tabela 1. Herbicidas seus respectivos mecanismos de ação.

Fonte: Embrapa (2004).

Confira a tabela completa clicando aqui e veja as melhores opções para a rotação de mecanismos de ação.



Referências:

Centro de Informações sobre paraquate: Modo de ação: Como os herbicidas funcionam.. Disponível em: < https://paraquat.com/pt-br/fatos/modo-de-acao-como-os-herbicidas-funcionam>, acesso em: 16/09/2020.

FINALE®. BASF, disponível em: <http://www.adapar.pr.gov.br/arquivos/File/defis/DFI/Bulas/Herbicidas/finale.pdf>, acesso em: 16/09/2020.

GRAMOXONE® 200. ADAPAR, disponível em: <http://www.adapar.pr.gov.br/arquivos/File/defis/DFI/Bulas/Herbicidas/gramoxone200210318.pdf>, acesso em: 16/09/2020.

LIBERTY®. BASF, disponível em: <http://www.adapar.pr.gov.br/arquivos/File/defis/DFI/Bulas/Herbicidas/liberty.pdf>, casso em: 16/09/2020.

MARTINS, T. HERBICIDA PARAQUAT: CONCEITOS, MODO DE AÇÃO E DOENÇAS RELACIONADAS. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 34, n. 2, p. 175-186, jul./dez. 2013.

MODO DE AÇÃO HERBICIDAS. HRAC-BR. Disponível em: <https://b73f4c7b-d632-4353-826f-b62eca2c370a.filesusr.com/ugd/48f515_8744edf6396c4173a8db79e878b43061.pdf>, acesso em: 16/09/2020.

TABELA PERÍODDICA DOS HERBICIDAS. Embrapa, 2004.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.