Utilização de herbicidas como reguladores de crescimento em soja
No mercado há uma gama de tecnologias usadas para alcançar a alta produtividade na soja (Pontes Júnior, 2012). Nestes casos, o principal foco é estimular os componentes de produção da soja para que se expressem ao máximo possível. Uma destas tecnologias é o uso de herbicidas para cessar o crescimento em altura da planta e induzir a formação das ramificações laterais. Isso proporciona maior formação de nós reprodutivos, possibilitando maior número de flores e vagens por planta (Foloni et al., 2016).
Confira o texto na íntegra clicando aqui.
Qual a contribuição de cada folha para a produtividade do milho?
As folhas basais enviam fotoassimilados para as raízes, principalmente, enquanto os tecidos da parte apical, como os grãos, tem 50% da sua necessidade de carboidratos suprida pelas folhas localizadas no terço superior, 30% da necessidade suprida pelas folhas do terço médio e 20% pelas folhas do terço inferior (FORNASIERI FILHO, 2007).
Confira o texto completo aqui.
Sorgo como uma alternativa de rotação e sustentabilidade do sistema de produção
A busca pela sustentabilidade do sistemas de produção é cada vez mais observada nas propriedades agrícola. Uma produção sustentável permite a competitividade dos cultivos agrícolas, a diminuição dos custos de produção e o aumento da lucratividade do produtor rural. Grande parte das propriedades brasileiras tem como principal cultura de verão a soja, entretanto é necessário pensar em outros cultivos para maximizar o uso da terra e consequentemente agregar benefícios indiretos para a soja, além de aumentar as fontes de renda da propriedade.
Confira o texto aqui.
Estudo de cultivar de soja identifica diferença de até 38 sacos por hectare em uma mesma localidade
O estudo das cultivares de soja da safra 2019/2020, divulgado nesta terça-feira (07/07) pelo Sistema Farsul e Fundação Pró-Sementes, permitiu identificar quais sementes produziram melhores resultados em condições climáticas adversas no Rio Grande do Sul. A pesquisa, que analisa o desempenho de 39 cultivares em oito locais de três microrregiões sojícolas, é uma ferramenta para que os produtores possam escolher a variedade com o desenvolvimento mais adequado para a sua situação de plantio, evitando perdas de produtividade. Foram avaliados dois períodos distintos de semeadura.
Confira o estuco completo aqui.
Rede de ensaios avalia eficiência de fungicidas para controle de mancha-alvo em soja
De acordo com a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja, na safra 2019/2020 foram avaliadas pela rede de ensaios principalmente novas formulações de fungicidas em fase de registro para o controle da mancha-alvo na cultura da soja. Esse é um trabalho que vem sendo realizado desde 2012/2013 e os resultados de fungicidas registrados, sítio-específicos e multissítios, avaliados nas outras safras podem ser consultados nas publicações anteriores.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.