Controle do capim-amargoso: Confira o desempenho de alguns herbicidas
A competição entre plantas daninhas e plantas cultivadas por água, nutrientes do solo e radiação solar faz com que plantas daninhas exerçam papel negativo na produtividade de cultivos agrícolas. Ainda que a interferência das daninhas na produtividade de culturas como a soja dependa da espécie, densidade populacional e estádio da infestação no cultivo, é comum observar significativas perdas de produtividade em decorrência da presença de plantas daninhas na lavoura.
Confira o texto aqui.
Consórcio de bactérias tem potencial de aumentar em até 30% a produtividade do arroz
Pesquisadores da Embrapa Clima Temperado (RS) desenvolveram um consórcio de bactérias capaz de promover a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) em arroz, técnica usada em leguminosas para disponibilizar à planta o nutriente presente na atmosfera. Em experimentos, o inoculante foi capaz de aumentar em até 30% a produtividade do cereal. Os microrganismos estão aptos a se transformar em um novo bioinsumo para a cultura e os cientistas buscam parceiros para levá-lo ao mercado.
Confira aqui na íntegra.
Cálcio e Boro via foliar contribuem para o aumento de produtividade da soja?
Visando a obtenção de altas produtividades de soja é cada vez mais comum a busca por distintas estratégias de manejo que possibilitem o incremento da produtividade de forma efetiva e a um baixo custo. Com isso em vista, é comum a utilização de fertilizantes foliares como uma forma de ajuste fino na adubação visando altas produtividades de soja.
Segundo Staut (2007), existem no mercado inúmeros produtos contendo macro e micronutrientes que podem ser utilizados para adubação foliar na cultura da soja, onde vários estudos e experimentos vem demonstrando grande variabilidade de respostas da cultura em relação a adubação foliar.
Saiba mais aqui.
Adubação nitrogenada no trigo: atenção com as perdas de Nitrogênio
Assim como para as demais culturas agrícolas, o manejo da fertilidade do solo é de suma importância para a obtenção de altas produtividades de trigo, sendo o nitrogênio (N) um dos nutrientes mais importantes para a cultura. O trigo é altamente responsivo a adubação nitrogenada, sendo tradicionalmente recomendado o fracionamento dessa adubação durante os períodos de semeadura (adubação de base), afilhamento e alongamento do colmo (adubação de cobertura) (De Bona; De Mori, Wiethölter., 2016).
Confira o texto completo aqui.
Produto biológico inédito para controle do ácaro vermelho tem registro publicado
O Ato nº 32 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, publicado nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial da União, traz o registro de 51 defensivos agrícolas formulados, ou seja, produtos que efetivamente estarão disponíveis para uso pelos agricultores. Desses, 17 são considerados de baixo impacto ou de base biológica.
Confira aqui.