Soja após Crotalária: aumento da produtividade e controle de nematoides
Durante seu ciclo de desenvolvimento, uma planta está sujeita a interferência de vários fatores ambientais, pragas e doenças que podem prejudicar seu crescimento e desenvolvimento, podendo comprometer a produtividade da cultura. Dentre as pragas causadoras de potencias danos na cultura da soja, o nematoide-das-lesões se destaca pela agressividade com que ataca as plantas, prejudicando seu desenvolvimento e crescimento.
Confira o texto completo clicando aqui.
2,4-D em trigo, sintomas de fitotoxidade
A rotação de culturas é fundamental para manter a sustentabilidade dos cultivos agrícolas, possibilitando que culturas distintas proporcionem condições de manejo diferentes, contribuindo para a melhoria de atributos físicos, químicos e biológicos do solo, além de possibilitar o manejo fitossanitário e controle de plantas daninhas. O trigo é uma das principais culturas de inverno que integram a rotação de culturas com a soja, especialmente nas regiões Sul do Brasil, onde o clima é mais favorável para o cultivo do cereal.
Confira o texto completo clicando aqui.
Cigarrinha-do-milho: entenda o que é enfezamento e seu controle
Os molicutes são microorganismos patogênicos que sobrevivem apenas na cultura do milho e são disseminados, de planta em planta, pela alimentação da cigarrinha. A infecção com molicutes ocorre nos estágios inicias da cultura. Entretanto, os sintomas de enfezamento se apresentam no período de enchimento de grãos (Embrapa, 2017).
Confira o trabalho completo aqui.
Mato Grosso defende revisão na dosagem de calcário
Os parâmetros sobre doses de calcário agrícola precisam de revisão. Estudos realizados por pesquisadores apontam que parte das ações envolve quantidades menores do que as realmente necessárias para a correção da acidez do solo.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
INRIZZA, novo fertilizante da TIMAC Agro, chega para revolucionar o conceito de nutrição de plantas!
Trata-se de um fertilizante sólido que, através da nutrição eficiente dos cultivos, ativa micorrizas nativas do solo. A tecnologia, inovadora, tem como principal benefício a capacidade de nutrir a planta, favorecendo a associação simbiótica com fungos micorrízicos os “fungos do bem”, o que proporciona uma perfeita nutrição e, por consequência possibilita maior acesso e absorção de água e nutrientes, resultando em maiores produtividades.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.