Cobalto e Molibdênio adicionados ao tratamento de sementes auxiliam no aumento da produtividade?

A semeadura da soja se aproxima e é fundamental atenção para práticas pré-semeadura como o tratamento e inoculação ou coinoculação das sementes. Além da aquisição de sementes de qualidades com bons atributos físicos, fisiológicos, genéticos e sanitários, é fundamental garantir proteção a essas sementes por meio do tratamento de sementes com fungicidas e inseticidas.

Confira o texto completo aqui.

Haste sulcadora e a influência na produtividade da soja?

Na busca pelo aumento da produtividade da soja, várias tecnologias são empregadas buscando o sucesso produtivo. Entretanto, algumas tecnologias servem apenas como um “ajuste fino” na produtividade da soja, sendo necessário condições adequadas ao crescimento e desenvolvimento vegetal para que surtam efeito.

Dentre os princípios básicos de vital importância na produtividade da soja, podemos destacar a compactação do solo. Solos compactados exercem influência negativa sobre a produtividade da soja, impondo barreiras físicas ao crescimento e desenvolvimento radicular, limitando o volume de solo explorado pelas raízes e consequentemente limitando a absorção de água e nutrientes do solo.

Confira o texto completo aqui.


Velocidade de semeadura e a produtividade da soja

A semeadura é um dos principais processos no cultivo da soja, sendo essencial uma boa semeadura para garantir um bom estabelecimento da lavoura e adequado estande de plantas. Além de cuidados como a escolha da cultivar, época de semeadura e a aquisição de sementes de boa qualidade fisiológica, sanitária, física e genética, a execução do processo de semeadura é de fundamental importância.

Confira aqui.


Perda de cotilédones pode causar redução da produtividade da soja

Pragas como lagartas são comumente encontradas em lavouras de soja, causando danos significativos e perdas de produtividade representativas na cultura. Segundo Fernandes (2014), dentre as lagartas desfolhadoras mais comuns presentes no cultivo da soja destacam-se Anticarsia gemmatalisPseudoplusia includens; Rachiplusia nu; Chrysodeixis includens Spodoptera eridania.

A principal injúria resultante do ataque dessas pragas é a redução da área foliar e/ou corte das plantas nos estádios iniciais do seu desenvolvimento. Segundo Bueno et al. (2012), grande parte dos produtores de soja acreditam que é necessário evitar o ataque de pragas nos estádios iniciais do desenvolvimento da soja.

Confira o texto completo aqui.


Fungicidas em períodos de déficit hídrico: aplicar ou não?

A demanda hídrica da soja varia de acordo com o estádio de desenvolvimento da cultura, sendo maior no período reprodutivo e estádios de enchimento de grãos. Quando cultivada em condições de sequeiro, baixas precipitações ou a má distribuição das precipitações, resultando em períodos de déficit hídrico no período reprodutivo da soja podem acarretar perdas significativas da produtividade da cultura.

Confira o texto e o vídeo aqui.


Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.