InícioDestaqueDestaques da semana Mais Soja

Destaques da semana Mais Soja

O coquetel explosivo que aumentou o preço dos insumos e deteriorou as margens dos grãos

A ureia atingiu um preço histórico na China em meio à crise de energia do gigante asiático. Isso foi combinado com a forte demanda internacional por bons preços de soja, trigo e milho, o que fez os preços dos fertilizantes dispararem. Também impulsionado pela demanda da China foi o forte aumento do gás na Europa, um ingrediente-chave no processo usado para fazer fertilizantes à base de nitrogênio usados em uma variedade de culturas, incluindo milho e trigo. Na verdade, estima-se que o gás natural seja responsável por 75% a 90% dos custos operacionais na produção de nitrogênio.

Confira aqui.



Microrganismos são capazes de reduzir temperatura das plantas

Uma pesquisa conduzida pelo Centro de Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC), iniciativa da Embrapa e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), demonstrou que microrganismos podem reduzir a temperatura das plantas. Os cientistas demonstraram que a presença de uma comunidade sintética desses pequenos seres vivos foi capaz de reduzir em até quatro graus a temperatura foliar de plantas de milho submetidas a altas temperaturas.

Confira a notícia aqui.


Manejo de buva: casos de resistência e características para diferenciação das espécies

As plantas do gênero Conyza, popularmente conhecidas como buva, fazem parte do complexo grupo de plantas daninhas com maior importância no sistema de produção de grãos. Conforme resultados de pesquisa, dependendo da população de plantas de buva presentes na área de produção, perdas de produtividade de até 80% podem ser observadas em soja (Barroso et al., 2021), sendo que uma planta de buva por metro quadrado pode resultar em perdas de produtividade de até 14%.

Confira aqui.


Amaranthus hybridus: saiba como identificar essa planta daninha no campo

A cada ano surgem novos casos de resistência de plantas daninhas a herbicidas.

O primeiro passo para um manejo adequado e eficiente no plantas daninhas é a correta identificação das espécies presentes na área.

No texto de hoje, você pode ver quais são as características que temos que observar para identificar o A. hybridus no campo.

Veja aqui.


Compatibilidade e incompatibilidade de defensivos na calda de pulverização

Ainda que medidas de manejo e controle alternativas sejam adotadas, tais como a rotação de culturas, o uso de cultivares resistentes e/ou tolerantes a doenças, assim como o manejo integrado de pragas, quando atingidos os níveis de ação ou até mesmo de forma preventiva se tratando de determinadas doenças fungicas, o controle químico com o emprego de defensivos agrícolas é necessário para evitar maiores perdas tanto de ordem quantitativa quanto qualitativa da produção.

Confira aqui.


 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares