Potássio pode ser aplicado em cobertura?
A deficiência de potássio, assim como de qualquer outro nutriente, pode limitar a produtividade da soja, mesmo com teores elevados de outros nutrientes no solo. Considerando que é necessário realizar a adubação potássica para suprir a demanda do nutriente pela soja, dúvidas quando a forma de aplicação do nutriente e fertilizantes mais adequados são frequentes nos sistemas de produção grãos.
Confira o texto completo aqui.
Escalas de desenvolvimento do trigo
Para o adequado posicionamento de práticas de manejo e de produtos fitossanitários, é necessário conhecer os estádios do desenvolvimento do trigo, tendo como base, as escalas do desenvolvimento fenológico da cultura. Atualmente, existem duas escalas principais do desenvolvimento do trigo, a escala de Feeks (1940), modificada por Large (1954) e a escala de Escala decimal de Zadoks.
Veja mais aqui.
Quais as condições adequadas para a germinação da soja?
Visando possibilitar o bom estabelecimento da cultura do campo, além da definir a época de semeadura adequada, é necessário atentar para algumas exigências das sementes, a começar pela temperatura. Segundo Neumaier et al. (2020), a faixa ótima de temperaturas do solo para a germinação da soja varia entre 20 ºC a 30 ºC.
Confira tudo aqui.
Safra de trigo em 2023 deve ser a segunda maior do RS
O Rio Grande do Sul tende a ter a segunda maior safra de trigo da história. A declaração é do diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, ao apresentar a Estimativa Inicial da Safra de Inverno 2023, na tarde desta quinta-feira (15/06), ao lado da presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, e do secretário adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Lindomar do Carmo Moraes. De acordo com o levantamento, a produção estimada é de 5.625.889 toneladas, envolvendo trigo, aveia branca grãos, cevada e canola, ou seja, 12,81% inferior à safra passada, considerada a maior da história do Estado, com 6.452.337 toneladas.
Veja o texto completo aqui.
Conheça os critérios socioambientais seguidos pela soja brasileira
Responsáveis por cerca de 90% da compra da soja brasileira, as empresas processadoras e comercializadoras de grãos associadas à Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e à Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), seguem critérios e procedimentos socioambientais que garantem conformidade com as normas ambientais e sociais vigentes.
Veja tudo aqui.