InícioDestaqueDestaques da Semana Mais Soja

Destaques da Semana Mais Soja

Eficiência de Fungicidas para o Controle da Mancha-alvo (Corynespora cassiicola) na Soja

Foto: Maurício Stefanelo – Ceres Consultoria

A produção da soja, bem como de outras culturas agrícolas, está suscetível a ocorrência de doenças durante o seu ciclo de desenvolvimento, essas doenças são responsáveis por causar perda de qualidade e de produtividade na cultura. Uma das doenças que acometem a cultura da soja é a mancha-alvo, causada pelo fungo Corynespora cassiicola, de acordo com Grigolli & Grigolli (2019), o fungo é encontrado em praticamente todas as regiões de cultivo da soja no Brasil, sobrevivendo em restos de cultura e sementes infectadas, o que favorece a sua disseminação. Além disso, as condições de alta umidade relativa e temperaturas amenas propiciam um ambiente favorável para que ocorra a infecção das folhas.

Confira o relatório completo aqui.



Classificação comercial do trigo

O trigo (Triticum aestivum) é o cereal mais cultivado no Brasil como uma opção de cultura de inverno. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento- CONAB (2023), a área de cultivo para a safra 2022/23 prevê um aumento de 11,1% em comparação com a safra anterior. A contribuição do melhoramento genético foi fundamental para a expansão da cultura do trigo ao longo da história da triticultura brasileira, conforme destacam Guarienti et al. (2022), esse avanço se deu por meio da criação de cultivares com características agronômicas e fitossanitárias e de qualidade tecnológica adequadas aos variados ambientes, sistemas de produção e propósitos de utilização.

Confira o texto aqui.


Qual a importância do Fósforo (P) para o Milho?

Muitos fatores influenciam na produtividade das plantas, e sem dúvida a nutrição é essencial para proporcionar às plantas os nutrientes de acordo com suas exigências nutricionais. Segundo Coelho & França (1995), as necessidades nutricionais de uma planta são determinadas pela quantidade de nutrientes que esta extrai durante o seu ciclo, tal extração depende do rendimento que se pretende obter e da concentração de nutrientes nos grãos e na palhada.

Veja mais aqui.


Ferrugem-asiática da soja

Os primeiros sintomas da ferrugem asiática, segundo Henning et al. (2014), manifestam-se através de pequenos pontos, com dimensões de no máximo 1 mm, que apresentam uma cor mais escura em comparação com o tecido sadio da folha. Essas lesões podem variar de coloração esverdeada a cinza-esverdeada, com protuberâncias conhecidas como urédia, localizadas na face inferior da folha. Com o tempo, as urédias adquirem cor castanho-clara a castanho-escura, abrem-se em um minúsculo poro, liberando os esporos hialinos que se acumulam ao redor dos poros e são dispersos pelo vento.

Confira o texto aqui.


Brusone no Trigo (Pyricularia oryzae)

De acordo com Cunha & Caierão (2023), a ocorrência de brusone pode variar significativamente dependendo das condições climáticas associadas aos fenômenos El Niño e La Niña. Em anos de El Niño, é comum observar alta incidência da doença, com infecção de 75 a 100% das espigas. Já em anos de neutralidade ou de La Niña, a incidência tende a ser menor, com até 25% das espigas infectadas em condições de baixa incidência e de 25 a 75% em condições de média incidência. Conforme Santana et al. (2012), os danos podem chegar a 100% em anos chuvosos e com temperaturas em torno de 25° C, além disso, quando a espiga é infectada logo no início de seu desenvolvimento, não ocorre a formação de grãos.

Confira tudo aqui.


Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares