Percevejo barriga-verde em milho: como controlar

Os percevejos barriga-verde causam danos à cultura do milho desde a emergência das plântulas até o surgimento da quarta folha aberta (estádio V4), que corresponde a 15 – 20 dias após a emergência. Quanto mais jovens forem as plantas no momento do ataque, maior é a sensibilidade ao dano causado. Períodos de estiagem também podem potencializar o dano, fato mais comum em cultivos de milho safrinha.

Confira o texto completo aqui.



Quais os benefícios do uso da Crotalaria como cobertura do solo?

Foto: Divulgação Grupo ATTO Sementes

Diversas espécies de plantas de cobertura de solo se mostram viáveis para uso de adubação verde em cultivo solteiro ou em sistemas de consórcios com outras plantas de cobertura de solo. De acordo com Lamas (2017), as plantas de cobertura além de contribuírem para a melhoria dos atributos químicos, físicos e biológicos do solo, as espécies vegetais desempenham um papel essencial no controle de plantas invasoras, doenças, nematóides e pragas, refletindo diretamente na cultura sucessora.

Veja mais aqui.


Trigo despenca à mínima em três anos em Chicago com oferta acima do esperado nos EUA

A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços acentuadamente mais baixos. Os contratos despencaram após a divulgação dos relatórios de estoques trimestrais e de produção dos Estados Unidos.

Os documentos publicados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) trouxeram números acima do esperado pelo mercado. Este indicativo de ampla oferta fez com que o contrato spot tivesse a maior queda percentual desde 16 de março de 2022. Os preços chegaram ao menor nível desde 15 de setembro de 2020.

Veja a análise aqui.


Você conhece a Lagarta elasmo (Elasmopalpus lignosellus)?

Fonte: Agro Bayer Brasil.

A lagarta Elasmopalpus lignosellus tem preferência por solos arenosos e tende a ser mais problemática durante períodos de seca, especialmente durante a fase de plântulas. Essa lagarta, pode atingir um tamanho de até 16 mm, apresentando uma coloração que varia de esverdeada a azulada, com faixas transversais marrom ou marrom-avermelhadas, sua cabeça é pequena e apresenta uma tonalidade marrom-escura. A fase de pupa ocorre no solo, geralmente próxima à base da planta (Sosa-Gómez et al., 2014).

Confira o texto aqui.


Capim amargoso: Manejo em pré semeadura da soja

Várias espécies, inclusive algumas com resistência conhecida a herbicidas, são comumente observadas em áreas agrícolas. Uma dessas espécies é o capim-amargoso (Digitaria insularis), cujos danos em competição com a soja, podem resultar em perdas de produtividade para a cultura, de até 21% sob infestações de uma planta de capim-amargoso por m², podendo atingir 59% em populações de 8 planta m2 (Supra Pesquisas).

Veja tudo aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.