Em vídeo divulgado no canal do Youtube Professores Alfredo & Leandro Albrecht, o professor cita os benefícios da utilização de Herbicidas pré-emergentes no sistema soja, visando reduzir as perdas e aumentar a eficiência de controle.
Uso de pré-emergentes em soja
Quais os principais benefícios do uso de pré emergentes no sistema soja?
O professor Leandro Albrecht da Supra Pesquisas/UFPR cita 3 principais vantagens:
Reduzir o banco de sementes – Reduzindo o banco de sementes seguramos a germinação e emergência de maneira que liquidamos as plântulas, segurando assim o fluxo de plantas daninhas na lavoura, reduzindo os danos. Não tendo esta redução do banco de sementes, teremos entrada de invasoras cada vez mais cedo e passando do ponto de controle, sendo que a utilização de aplicações sequenciais nem sempre nos trazem a eficiência de controle desejada.
Aumentar o período anterior a interferência – Utilizando esta estratégia de manejo, reduzimos o período critico e a complexidade de controle, podendo até reduzir aplicações em pós emergência da cultura.
Propiciar a rotação de mecanismos de ação reduzindo assim a pressão de seleção, reduzindo os problemas de resistência a herbicidas. No caso da buva, pensando em pré-emergentes, temos 3 mecanismos de ação diferentes para auxílio do manejo. Em relação ao capim-amargoso, adicionamos 5 mecanismos na rotação.
Confira o vídeo abaixo: