O Silício (Si) é um nutriente cuja função na planta está relacionada as propriedades mecânicas das pareces celulares como rigidez e elasticidade (TAIZ et al., 2017), Além disso, segundo KORNDÖRFER et al. (2010), o acúmulo de Silício pode reduzir a transpiração das plantas, atuando como agente promotor de maior resistência a períodos de déficit hídrico, outro benefício do acúmulo de Silício na planta é a maior resistência a estresses bióticos e abióticos em resposta a maior resistência das células das folhas.
Visando avaliar a influência do silício nos componentes de produtividade e na produtividade no milho, RODRIGUES et al. (2019) conduziram o trabalho intitulado “Recobrimento de Sementes com Silício Aumenta a Produtividade de Milho de Segunda Safra”.
Os autores utilizaram diferentes doses de Filossilicato para recobrir as sementes de milho. O filossilicato contêm 26,68% de Si, 3% de CaO e 1,6% MgO, as sementes utilizadas foram do Híbrido AG 8544 PRO2, cujo cultivo foi realizado em segunda safra em sistema de semeadura direta.
As doses utilizadas de filossilicato foram 0, 5, 10, 15 e 20 g.kg-1 de sementes.
Dentre as variáveis avaliadas pelos autores, alguns componentes de produtividade como número de fileiras, número de grãos por fileiras e massa de 100 grãos se destacaram, mostrando aumento com a adoção de doses de filossilicato (tabela 1).
Tabela 1. Componentes de produtividade e produtividade do milho em resposta a diferentes doses de filossilicato no recobrimento de sementes de milho.
Note que independente da dose de filossilicato, ambos os tratamentos que receberam a cobertura das sementes apresentaram respostas positivas para a utilização do produto. Contido, a maior contribuição do recobrimento das sementes fica por conta das respostas de produtividade do milho, destacando o importante papel que o silício desempenha no incremento da produtividade do milho.
RODRIGUES et al. (2019) observaram diferença de 2469,7 kg quando comparado o tratamento que recebeu a maior dose de filossilicato (20 g.kg-1 de sementes) com o tratamento que não recebeu filossilicato no recobrimento das sementes (0 g.kg-1 de sementes). Observe que o valor representa um incremento de 43,12% na produtividade do milho, simplesmente pela utilização da dose cheia de filossilicato avaliada pelo autor.
Figura 1. Produtividade do milho cultivar AG 8544 PRO2 em resposta a diferentes doses de filossilicato no recobrimento das sementes.
Os autores também avaliaram a utilização de Silício via adubação foliar utilizando Silicato de Potássio, contudo, assim como observado por DE FREITAS et al. (2011), não encontraram respostas significativas quando a influência em componentes de produtividade e produtividade do milho a partir da utilização da adubação foliar.
Resposta positivas para a utilização de Silício também foram observadas por MIRANDA et al. (2018), principalmente para componentes de produtividade do milho (diâmetro e comprimento de espiga).
Veja também: Milho consorciado com Braquiária vale a pena?
Com base nos aspectos observados a nos resultados obtidos por RODRIGUES et al. (2019), pode-se concluir que a utilização de Silício por meio do recobrimento das sementes de milho com filossilicato proporciona aumento da produtividade do milho, sendo uma interessante alternativa para o incremento da produtividade da cultura.
Quer saber mais sobre nutrição de plantas? Confira o curso “Solos: Do Perfil aos nutrientes” onde o MSc. Gabriel Schaich aborda o tema Equilíbrio Nutricional e confira dicas exclusivas.
Referências:
DE FREITAS, et al. ADUBAÇÃO FOLIAR COM SILÍCIO NA CULTURA DO MILHO. Rev. Ceres, Viçosa, v. 58, n.2, p. 262-267, 2011.
KORNDÖFER, P. H. et al. EFEITO DA ADUBAÇÃO SILICATADA SOBRE GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS E CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DO SOLO. Pesq. Agropec. Trop., Goiânia, v. 40, n. 2, p. 119-125, 2010.
MIRANDA, P. S. et al. APLICAÇÃO DE SILÍCIO NA CULTURA DO MILHO. Rev. Ciênc. Agroamb. v.16, n.1, 2018.
RODRIGUES, L. A. et al. RECOBRIMENTO DE SEMENTES COM SILÍCIO AUMENTA A PRODUTIVIDADE DE MILHO DE SEGUNDA SAFRA. Rev. Caatinga, Mossoró, v. 32, n. 4, p. 897-903, out, 2019.
TAIZ, L. et al. FISIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO VEGETAL. Ed. 6, 2017.
Sobre o autor: Maurício Siqueira dos Santos, Engenheiro Agrônomo formado pela UFSM. Atualmente Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFSM e Integrante da Equipe Mais Soja.
Boa Tarde
Senhor
Onde comprar o Filossilicato para recobrimento de Sementes de Milho para Segunada Safra (Safrinha)?.
Agradeço
Senhores
Onde comprar Filossilicato para recobrimento de Sementes de Milho Segunda Safra?
Grato
Eng Agr Nelson José Cecconello
CREA 05910-D/RS