Desempenho da cultura do milho inoculado com Azospirillum brasiliense via folha em diferentes doses
a busca de alternativas de sistemas sustentáveis da produção do milho, visando à redução na aplicação de N mineral, o aumento na eficiência na utilização de N, redução no custo de plantio e aumento de produtividade. O objetivo desse trabalho foi avaliar a resposta do milho segunda-safra com aplicação de doses crescente de Azospirillum brasiliense via foliar.
Confira o texto completo aqui.
Soja tem o maior tombo da história: queda de 123 pontos em um só dia, com reflexos no Brasil
O mercado foi novamente influenciado pelo desempenho do óleo de soja, que terminou pelo segundo dia consecutivo no limite diário de queda estabelecido pela bolsa. Nas duas últimas sessões, o derivado perdeu 350 pontos (5,71%) e 550 pontos (9,51%), respectivamente. O óleo de soja, uma das principais matérias-primas usadas na fabricação de biodiesel, vem sendo pressionado por um movimento de realização de lucros e por rumores de que o governo do presidente Joe Biden pode flexibilizar regras de mistura de biocombustíveis.
Confira a notícia na íntegra aqui.
Bacillus subtilis: uma interessante ferramenta para o manejo e controle biológico de nematoides em soja
Conforme destacado por Grigolli & Grigolli (2018), a soja é a principal cultura hospedeira do nematoide-do-cisto, praga que em condições de campo pode dar origem de três a seis gerações por ano, sendo que a temperatura ideal para o desenvolvimento do nematoide-do-cisto varia entre 23 a 28°C. O nematoide-do-cisto da soja penetra nas raízes da planta de soja e dificulta a absorção de água e nutrientes, resultando em plantas de porte reduzido e cloróticas. Os sintomas aparecem em reboleiras, geralmente, próximo de estradas ou carreadores, em casos mais severos pode causar a morte das plantas. (Grigolli & Grigolli, 2018).
Confira aqui.
RELATÓRIO DA CHINA: A dramática situação argentina; produtor não quer vender
Os futuros nas bolsas de commodities de Dalian, após a queda dos preços CBOT, estenderam as perdas pela segunda sessão consecutiva, com o contrato de óleo de soja em agosto caindo 3,3% no dia, fechando em CNY 8.076/t (US$ 1.262/t). A margem de esmagamento permaneceu em território negativo, mas melhorou devido ao declínio nos futuros da CBOT.
Confira a notícia aqui.
A deriva de 2,4-D no RS e a tecnologia Enlist neste cenário
Herbicidas auxínicos são muito empregados para a dessecação de lavouras possibilitando o controle de plantas de folha larga, sendo o mais conhecido deles o 2,4-D. Entretanto, a utilização desses produtos requer certos cuidados para que eles não atinjam culturas sensíveis em áreas vizinhas, especialmente por conta da deriva. Em entrevista ao Mais Soja, Jair Maggioni – Coordenador de Boas Práticas Agrícolas da Corteva, destaca que o alto crescimento da cultura da soja principalmente na área da campanha, particularidade do RS, em relação a MT, MS e GO, torna necessário maior cautela com a utilização desses herbicidas, especialmente, porque nessas áreas podem ser observadas pequenas propriedades as quais apresentam considerável proximidade.
Confira a entrevista na íntegra aqui.