Nova Ferroeste pode reduzir em 32% o custo para exportar produtos de Mato Grosso do Sul via Paranaguá

Foto: Agencia de Notícias do Paraná

Mato Grosso do Sul e Paraná deram mais um passo significativo na consolidação do projeto da Nova Ferroeste, traçado que vai ligar Maracaju (MS) a Paranaguá (PR), também chamado de Corredor Oeste de Exportação.

Grupos técnicos dos dois governos (GTFerrovias) apresentaram nesta segunda-feira o estudo preliminar de demanda e traçado, considerado peça-chave na atração de investidores. Entre os destaques está a previsão de que a obra possa reduzir em 32% o custo das exportações.

Confira a notícia completa aqui.


Estratégias para aumento da eficiência da inoculação

A soja é uma cultura altamente exigente de Nitrogênio (N), sendo assim, o adequado fornecimento desse nutriente é indispensável para a obtenção de boas produtividades de soja. Felizmente, através da simbiose entre plantas de soja e bactérias fixadoras de nitrogênio do gênero Bradyrhizobium, todo o nitrogênio requerido pela soja para produtividade de até 3600 kg.ha-1 é fornecido a cultura (Grigolli, 2015).

Confira na íntegra aqui.


PR: Assistência técnica chama a atenção para as práticas de controle da cigarrinha do milho

cigarrinha milho
Foto: Embrapa

A cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) é, seguramente, uma das pragas mais temidas pelos produtores no momento. O inseto se esconde no cartucho da planta , inoculando agentes que causam doenças, causando sérios prejuízos para o agricultor. Em alguns casos pode haver perda de até 100% da lavoura. Para controlar a cigarrinha, ou conviver com a praga, o produtor deve adotar uma série de recomendações técnicas que vão da escolha das sementes híbridas, ao monitoramento da lavoura e uso de produtos mais eficientes nos cultivos.

Confira aqui.


Enxofre em soja: sintomas de deficiência e principais fontes

Talvez um dos macronutrientes mais negligenciados na agricultura, o Enxofre (S) nem sempre teve sua relação com a produtividade da soja devidamente explorada. Na planta, o enxofre é considerado um nutriente que faz parte de compostos de carbono, sendo componente de cisteina, cistina, metionina, constituinte de ácido lipoico, coenzima A, tiamina pirofosfato, glutationa, biotina, 5´-adenilil-sulfato e 3´-fosfoadenosina (Taiz et al., 2017).

Confira o texto completo aqui.


Como funcionam os inseticidas inibidores do transporte de elétrons? (Parte 1)

Inseticidas são ferramentas essenciais na proteção de culturas agrícolas, inclusive da soja. Os ingredientes ativos disponíveis atualmente são classificados pelo Comitê de Ação contra Resistência a Inseticidas (IRAC) em cerca de 30 grupos diferentes, cada qual apresentando um modo de ação distinto. Hoje falaremos sobre os inseticidas pertencentes aos Grupos 21 e 25: inibidores dos complexos I e II da cadeia de transporte de elétrons da mitocôndria, respectivamente.

Confira o texto na íntegra aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.