Em vídeo divulgado no canal do Youtube Professores Alfredo & Leandro Albrecht, Corina Colombari, integrante do grupo Supra Pesquisa e pesquisadora da UFPR, explica as características gerais dos herbicidas que atuam na Inibição da acetil CoA carboxilase (ACCase).
Veja também: Herbicidas Inibidores da ACCase
O Supra Pesquisa vem elaborando uma série de episódios que explicam sobre os mecanismos de ação dos principais herbicidas utilizados atualmente para o controle de plantas daninhas nas lavouras. Os episódios estão sendo lançados sempre aos domingos, no canal do Youtube do Supra Pesquisa.
No segundo episódio, a pesquisadora e integrante do grupo, Corina Colombari, explicou sobre as principais características dos herbicidas Inibidores da ACCase.
No vídeo, a pesquisadora destaca que os Inibidores da ACCase são também conhecidos como graminicidas, devido à característica de serem eficientes apenas para as gramíneas.
Esses herbicidas atuam, dentro da planta, no cloroplasto, inibindo a enzima Acetil-Co A carboxilase, que irá impedir a síntese de lipídios e consequentemente a formação de membranas.
Dessa forma, os sintomas que podem ser observados nas plantas são:
- Clorose nas folhas mais novas;
- Clorose com uma coloração mais avermelhada nas folhas mais velhas;
- Coração morto, apresentando a morte do meristema apical;
- O meristema apical passa a ter uma coloração mais amarronzada e se destaca facilmente da do restante da planta.
Esse mecanismo de ação possui dois grupos importantes, que são os DIMs e os FOPs. No Grupo dos DIMs pode-se destacar o Ingrediente ativo Clethodim e no grupo dos FOPs o Haloxyfop, por exemplo.
Você pode consultar todos os ingredientes ativos que compõem os Inibidores da ACCase, acessando o texto: Herbicidas Inibidores da ACCase.
Confira o vídeo abaixo.
Veja também: Herbicidas: mecanismos de ação e modo de ação